O que fazer em Bento Gonçalves? 12 Melhores Passeios e Dicas Extras!

Fonte: IG Turismo
23/06/2023

A pergunta que te trouxe até esse texto é a mesma que de muitos outros viajantes da região: o que fazer em Bento Gonçalves? Uma pergunta muito simples de responder.

Principalmente porque estamos falando de uma das cidades mais visitadas do Sul do Brasil, então fica bem fácil apontar os melhores destinos para passeios e atividades em geral.

Por conta disso, listamos 12 passeios inesquecíveis para você fazer na Serra Gaúcha.

 

+ Veja também Hotéis em Bento Gonçalves – Boa Localização na Capital do Vinho!

 

Como chegar em Bento Gonçalves?

A cidade de Bento Gonçalves fica a cerca de 120 quilômetros da capital Porto Alegre.

Quem vai de avião pode seguir a partir do aeroporto de Porto Alegre. Outra opção é seguir a partir do Aeroporto de Caxias do Sul, que fica a apenas 42 quilômetros de Bento.

Entretanto, embora seja mais simples, os voos para Caxias tendem a ser mais caros que os voos para Porto Alegre. Então, é preciso escolher qual dos dois escolher.

A partir de qualquer um dos aeroportos, você pode partir de ônibus ou mesmo de carro alugado. Você também pode ir de ônibus, geralmente de excursão planejada e fazer toda rota com esse meio de transporte.

Para quem quer ir de carro, existem algumas opções: partindo de Gramado são 120km de Porto Alegre ou Gramado, 1.457km do Rio de Janeiro e cerca de 1.023km de São Paulo. Todos esses trajetos podem ser feitos seguindo pela BR 116.

 

+ Veja também Viajar no Inverno: Dicas de 7 Lugares Incríveis Para Você Conhecer!

 

O que fazer em Bento Gonçalves? Passeios mais populares!

Abaixo os melhores destinos para você visitar em Bento Gonçalves na Serra Gaúcha.

Passeio de Maria Fumaça saindo de Gramado

Passeio de Maria Fumaça em Bento Gonçalves

Fonte: Canva

Para quem se pergunta sobre o que fazer em Bento Gonçalves, não pode descartar o passeio de trem!

A tradicional Maria Fumaça faz uma homenagem aos tempos coloniais da região. Inclusive o trem e todo passeio é exatamente como eram feitos há 100 anos atrás.

O passeio dura quase duas horas e faz algumas paradas (incluindo paradas nas vinícolas). É um dos passeios perfeitos para quem busca imersão com a cidade.

Parque Cultural Epopéia Italiana

Parque da Epopéia Italiana

Fonte: Guia21

Falando em cultura e resgate às tradições, o Parque Cultural Epopéia Italiana é o lugar certo para realizar uma “verdadeira” viagem no tempo. São mais de 2.000 metros quadrados, contabilizando 9 áreas temáticas.

O parque funciona na antiga Vinícola Rio Grandense, e os visitantes são colocados no meio da representação de um dia normal de um casal de imigrantes.

Vale dos Vinhedos

Vinícola

Fonte: Canva

Parada obrigatória para os fãs de um bom vinho, o Vale dos Vinhedos, como o nome sugere, é a casa das melhores vinícolas de toda região. Ou melhor, de todo Brasil.

Se você quer beber um vinho inesquecível, esse destino têm que estar na sua rota. Você vai encontrar algumas das melhores vinícolas do Brasil, uma do ladoda outra. Tais como:

  • A Vinícola Don Luige;
  • Vinícola Miolo e a Casa Valduga;
  • Lidio Carraro;

E mesmo que não seja fã de vinho, você pode tomar um delicioso suco de uva, feito com as uvas da mais alta qualidade mundial.

Caminhos de Pedra

Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves

Fonte: Wikimedia Commons

Com cerca de 12 quilômetros de extensão, os Caminhos de Pedra são a síntese de toda cultura oriunda da Itália presente na Serra Gaúcha.

Nesses 12 quilômetros você vai ter acesso a tudo que mostra o impacto da cultura dos imigrantes que chegaram na região no fim do século XIX. Seja pela arquitetura, sotaque ou culinária, tudo aqui mostra um pedacinho da Itália no Brasil.

Monumento dos Imigrantes

Monumento dos Imigrantes

Fonte: Wikimedia Commons

Apresentado ao público em 2005, o Monumento dos Imigrantes é uma forma da cidade homenagear as pessoas que saíram de seus países para ir morar na Serra Gaúcha.

Nesse monumento é possível conhecer mais da história da cidade e o seu processo de colonização, feita principalmente por italianos que buscavam na serra seu novo lar.

Ao mesmo tempo que homenageia e resgata a história de quem ajudou a cidade a ser o que ela é hoje, também é um dos locais mais visitados e fotografados na cidade.

Para trazer ainda mais história, o local conta com o Museu do Imigrante que conta com mais de 20 mil peças em exposição.

O que fazer em Bento Gonçalves – Chafariz de Vinho

Chafariz de Vinho

Fonte: AGROemdia

Imagine um lindo chafariz. Agora imagine ele com água cor de vinho. É exatamente isso que você vai encontrar no centro de Bento Gonçalves, na Rua Marechal Deodoro.

Oficialmente chamada de La Fontana” (A Fonte), foi inaugurado em homenagem aos 125 anos da criação da cidade, em 1990. A fonte até chegou a ser retirada do seu endereço oficial, mas desde 2012, retornou para seu endereço original no centro.

Rota Cantinas Históricas

Vinícola na Rota Cantinas Históricas

Fonte: Canva

Saindo da zona urbana, na Faria Lemos fica a Rota das Cantinas Históricas, mais um resgate da história italiana sempre presente na região.

Nesta rota você vai encontrar paisagens incríveis, muito vinho, uvas e até mesmo uma pousada que fica em um casarão histórico de imigrantes italianos, mantendo o ar do final do século XIX.

Localizada na Linha Eulália, mesmo sendo no interior, fica a apenas 4 quilômetros do centro de Bento Gonçalves. O que facilita o acesso, e a visitação dos turistas.

Além disso, o local conta com duas vinícolas de extrema qualidade, a Vinícola Cristofoli e a Vinícola Dal Pizzol.

Igrejas Históricas

Igreja Cristo Rei em Bento Gonçalves

Fonte: Jornal Semanário

Bento Gonçalves conta com belíssimas e históricas igrejas, dentre as quais destaca-se, principalmente, a Igreja Cristo Rei.

Com uma arquitetura toda gótica, ela tem um estilo barroco único, que a diferencia da grande maioria das igrejas do Brasil.

Seus belos vitrais e torres dão uma aparência que querem subir ao céu. Inaugurado em 1954, é um dos pontos mais visitados da região, principalmente por católicos ou fãs desse tipo de arquitetura.

Ponte Ernesto Dornelles

Ponte Ernesto Dornelles em Bento Gonçalves

Fonte: Wikimedia Commons

Quem ouve pela primeira vez pode achar que estamos falando de uma simples ponte. Mas estamos falando de uma ponte de nível de cinema, com um visual incrível.

Unindo as cidades de Bento Gonçalves e Veranópolis, com seus belos arcos (ela é conhecida pelos locais como Ponte dos Arcos, pelos dois arcos que a compõe), a ponte encanta a todos com sua arquitetura que é poderosa e imponente, além de trazer um tom de simplicidade único.

Com mais de 46 metros de altura e extensão de 288 metros, a ponte precisa ser visitada.

Passeio pela cidade de Bento Gonçalves

Entrada da cidade de Bento Gonçalves

Fonte: IHoteis

Quando falamos sobre o que fazer em Bento Gonçalves, não dá para não incluir na lista um passeio simples pela cidade. Isso porque a cidade por si só já emana história e tradição.

Além de ter excelentes locais para visitar (além dos listados aqui), ainda reserva uma alta gastronomia e deliciosos pratos típicos italianos.

Então, além de conhecer alguns desses destinos, reserve um tempo para conhecer e aproveitar a cidade. Você não vai se arrepender!

Casa da Ovelha

Casa da Ovelha em Bento Gonçalves

Fonte: Site Oficial Casa da Ovelha

Quer saber mais e ver de perto uma criação de ovelhas, falcões e corujas? É justamente isso que você vai encontrar na tradicional parada de Bento Gonçalves, a Casa da Ovelha.

Nela você verá de perto como são criadas as ovelhas, produção de leite e demais derivados.

Além das ovelhas, você também vai poder conferir um criadouro de corujas e falcões. Assim, você verá de perto as diferenças entre as espécies e como cada uma tem uma criação diferente.

Você também vai poder comprar lembrancinhas na loja de souvenires, que fica na bilheteria do local. Além de produtos derivados das ovelhinhas. O local tem funcionamento diário das 9:30h às 17:30h.

Parque de Aventuras Gasper

Pessoa pulando de Bungee Jump

Fonte: Site Oficial Parque Gasper

O Parque de Aventuras Gasper, como seu nome sugere, é o local certo para quem quer viver aventuras. Isto é, praticar esportes radicais em meio a natureza.

Você tem acesso a escaladas artificiais, tirolesa, estilingue, arvorismo, rapel, entre outros.

O valor para entrar no local (com estacionamento incluso) é em média R$5,00, e cada aventura é cobrada. Você também pode praticar arco e flecha, e jogar paintball com seus amigos.

Funciona todos os dias das 9h às 18h.

Passeios por cidades vizinhas a Bento Gonçalves

Cidade de Gramado

Fonte: Canva

Depois de ver o que fazer em Bento Gonçalves, é interessante saber que mais cidades compõem a chamada Região da Uva e do Vinho. Então, se tiver um tempo a mais, você pode curtir outras cidades próximas com atrações incríveis.

Dentre delas estão: Gramado, Canela, Garibaldi, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, entre outras.

Seja qual for o destino, ambos resgatam as tradições italianas dos imigrantes, incluindo arquitetura e gastronomia.

 

+ Veja também Mini Mundo Gramado – Como Ir, Hospedagens, O Que Fazer e Dicas!

 

Para ficar sempre por dentro dos melhores destinos e dicas de viagens, continue acompanhando o blog da Passagem Rápida.