Como arrumar mala de viagem? Dicas para facilitar sua vida!

Fonte: Canva
14/04/2023

Você sabe como arrumar mala de viagem? No texto de hoje, vamos te trazer dicas de como garantir uma viagem tranquila em se tratando de organização, regras e tipos de malas que você vai usar.

Além disso, vamos trazer uma lista de itens que você deve ficar de olho na hora de arrumar sua mala.

Dito isso, sem mais delongas, vamos ao texto!

 

+ Veja também Tudo sobre Cartão de embarque – O que é, tipos, como usar e mais

 

Como arrumar a mala de viagem de forma fácil

Pessoa arrumando mala de viagem

Fonte: Canva

Abaixo separamos os pontos principais de como arrumar mala de viagem. Confira!

Escolha o melhor tipo de mala

É preciso escolher o tipo de mala certa, isto é, o tipo de mala que vai se ajustar à sua demanda de bagagem. Por isso, antes de mais nada, foque no tipo e tamanho de mala que você realmente precisa.

Faça uma lista do que pretende levar

Antes mesmo de escolher a sua mala, é preciso fazer um levantamento do que vai levar. Dessa forma, poderá se planejar melhor com o espaço e garantir que nada importante fique de fora.

Use nécessaires e kits organizadores

Nécessaires e organizadores são ótimos itens para ter na sua mala. Com eles é possível otimizar o espaço e garantir que coisas menores não “sumam”.

Atente-se ao modo de dobrar as roupas

O modo que você dobra as suas roupas também vão influenciar no volume final da mala. Dessa maneira, se você dobrar bem as suas peças, os espaços das malas serão maximizados e poderá por mais coisas nela. Além disso, as roupas vão ficar menos amassadas e te ajudar posteriormente.

Selecione somente o essencial

Essa é uma dica clichê. Entretanto, ainda assim é preciso dizer, principalmente para viajantes iniciantes. Isso porque é comum que as pessoas acabem superestimando quanto de roupas e outros objetos que vão utilizar durante a viagem.

Dessa forma, antes de viajar verifique se realmente tal roupa ou acessório será necessário na viagem. Afinal, não tem porque levar roupas para uma semana, se você vai ficar apenas 3 dias no local. Desse modo, você não perde tempo arrumando o que não vai usar e garante que o que realmente é essencial entre na mala.

Conte com a bagagem de mão para objetos menores

Além das malas você poderá usar as bagagens de mãos. Dessa forma, deixe os objetos menores para esse tipo de mala. Assim você garante espaço na mala para itens que realmente precisem estar lá.

Leve cabides para desamassar as roupas

Mesmo que você dobre com todo cuidado, ainda assim as roupas vão se amassar (mesmo que seja só as marcas das dobras). Por conta disso, leve cabides extras. Desse modo ,quando chegar no local, poderá estender suas roupas neles e garantir que as peças desamassem.

Deixe um espaço reservado para novas compras durante o passeio

Caso o foco (ou um dos focos) seja comprar itens na sua viagem, lembre-se de reservar um espaço na sua mala para esses itens. Desse modo, você garante que vai conseguir levar tudo o que comprar de volta contigo.

 

+ Veja também O que é Translado? Entenda os tipos, saiba como funciona e veja dicas!

 

Como arrumar mala de viagem — Melhores tipos de mala

Tipos de mala

Fonte: Canva

Abaixo separamos os 3 tipos de malas convencionais. Confira!

Malas flexíveis

Mala flexível

Fonte: Canva

Malas flexíveis, de modo geral, não bagagens de mão fabricadas em poliéster e nylon. Por ser maleável ela se adapta muito bem ao bagageiro, por exemplo. Além disso, geralmente são mais baratas que os outros modelos abaixo.

Malas semiflexível — Como arrumar mala de viagem

Malas semiflexiveis

Fonte: Canva

As malas semiflexíveis são as malas mais buscadas e usadas. Elas são impermeáveis e duram muito mais que as anteriores. Entretanto, seu material tende a ser mais difícil de limpar, o que traz alguns cuidados extras para mantê-las limpas.

Malas rígidas

Mala

Fonte: Canva

A escala de segurança do conteúdo interno aumenta conforme a rigidez da mala. Dessa forma, as malas rígidas são as mais seguras. Entretanto, devido a sua maior resistência, ela é pouco flexível e pode não se encaixar muito bem em aviões e veículos.

Como arrumar mala de viagem — O que é proibido levar na mala?

Itens proibidos levar na mala

Fonte: Canva

Alguns itens são proibidos de serem carregados nas malas e nas bagagens de mão. De modo geral, os itens que devem ficar de fora são:

  • Armas;
  • Bebidas alcoólicas (na maioria dos casos);
  • Desodorante aerossol (pelo seu potencial inflamável);
  • Líquidos acima de 100 ml (voos internacionais);
  • Objetivos cortante e/ou pontiagudos);
  • Material corrosivos;
  • Líquidos inflamáveis;
  • Substâncias venenosas;
  • Entre outros.

A dica aqui é: Por garantia verifique com a companhia, se determinado item poderá ser transportado na viagem.

 

+ Veja também Bagagem Desacompanhada – Como Enviar Por Ônibus, Preços e Dicas!

 

Qual o tamanho da mala para voos nacionais e internacionais?

Tamanho de Malas

Fonte: Canva

De modo geral, todas as companhias permitem que os passageiros levem mala de mão para voos nacionais e internacionais. Entretanto, é preciso seguir algumas regras de medidas. As malas devem ter tamanho máximo de 55 cm por 35 cm por 25 cm (incluindo as alças, bolsos externos e rodinhas).

Como arrumar mala de viagem — Seguro viagem para Bagagens

Seguro Viagem para bagagem

Fonte: Canva

O seguro viagem para bagagem é um serviço extra que pode ser contratado pelo passageiro. Dessa forma, o viajante terá uma proteção extra para extravios e danos à sua bagagem durante a viagem.

O seguro viagem para bagagens vale a pena?

O ponto principal é: o que você está carregando é algo de grande valor e frágil? Se sim, torna-se uma ótima escolha optar pelo seguro. Além disso, mesmo que não tenha nada de alto valor, ainda assim é um boa. Tendo em vista que estará protegido contra imprevistos. Desse modo, se o valor estiver dentro do seu bolso, vale a pena sim.

Dicas finais de Como arrumar a mala de viagem

Como arrumar mala de viagem dicas

Fonte: Canva

Depois de vermos como arrumar mala de viagem, é hora de trazermos dicas finais para garantir que sua viagem ocorra bem e que não tenha problemas com sua bagagem.

Além de focar em tudo que falamos acima, de como arrumar, dos tipos de malas, o que não podem levar, entre outros, é preciso ficar de olho em dois pontos principais: antecedência e planejamento (e isso vale para a viagem em si também, não apenas para a mala.

Isso porque, é apenas com esses dois pontos que tudo vai funcionar da melhor forma. Ao se planejar e agir com antecedência, você evita correria na hora de viajar e não vai esquecer itens importantes.

Por isso, sempre antes de viajar, arrume sua mala com antecedência, revise o conteúdo e garanta que está tudo no lugar certo.

Para mais dicas de como ter a melhor viagem possível, continue acompanhando a Passagem Rápida. Nos vemos em breve em mais um artigo.

Até lá!