Como Escolher Assento no Avião – Conheça os Melhores Lugares!

Assentos de Avião
23/01/2023

Não sabe como escolher assento no avião? No texto de hoje, vamos te dar dicas para conseguir o melhor lugar!

A viagem de avião pode ser algo muito ruim ou muito bom. Dessa forma, são vários fatores que vão influenciar a experiência do passageiro. E dentro disso, um dos pontos que vai contar e muito para um experiência boa ou ruim, certamente, é o lugar que vai sentar.

Dessa maneira, juntamos dicas para você garantir o melhor lugar. Sem mais delongas, vamos ao texto!

 

+Veja também Câmbio Para Viagem – Como Comprar Dólar da Melhor Maneira!

 

Melhor Assento no avião

Pessoas Sentadas em Asseto no Avião

Fonte: Canva

Sentar nos bons lugares do avião é uma das melhores formas de garantir uma ótima viagem. Dessa forma, avaliamos as melhores escolhas para você. Confira!

Janela e corredor

Aqui temos lugares para dois tipos de passageiros. De modo geral, pessoas mais pesadas, mais altas ou que vão ao banheiro com mais frequência preferem sentar no corredor. Desse modo, é possível se movimentar e ir ao banheiro sem precisar incomodar algum passageiro que sentou do seu lado.

Já do lado da janela, ficam aqueles que não abrem mão de conferir a vista ou que preferem controlar as persianas.

Além disso, pessoas que nunca viajaram tendem a querer sentar na janela para aproveitar mais a experiência.

Saídas de emergência

As poltronas das saídas de emergência contam com mais espaço. Dessa maneira, os viajantes contam com maior liberdade para movimentar as pernas. Entretanto, é preciso seguir algumas características para poder sentar nesse banco.

Para se sentar ali é preciso ter idade entre 18 anos e 60 anos. Além disso, é preciso ter peso e força compatíveis para manusear os equipamentos, falar inglês ou falar o idioma do país da companhia, para voos internacionais.

Outro ponto é que mesmo que você atenda aos requisitos, não poderá sentar junto com alguém que não atenda.
Alguns aviões contam com duas saídas em fileiras seguidas. Se for esse o caso, a fileira de trás é melhor, isso porque a da frente não irá reclinar, devido ao fato de estar em frente a outra saída.

Primeiras fileiras

As primeiras fileiras contam com alguns prós e contras. Dessa forma, para alguns é um ótimo lugar e para outros pode não ser. O lado positivo é que ficam próximas da entrada e da saída do avião e na maioria dos casos tem mais espaço.

Entretanto, de modo geral são vagas reservadas para pessoas com necessidades especiais. Além disso, em alguns aviões que contam com berços, eles ficam nas primeiras filas.

Nas primeiras fileiras também é permitido levar bagagem na frente e costumam contar com apoio para os braços rígidos, onde ficam mesinhas. Dessa maneira, dificulta a movimentação.

 

+Veja também O Que Não Pode Levar no Avião? Conheça os Itens Proibidos!

 

Como garantir um bom assento no avião

Assentos vazios de avião

Fonte: Canva

Veja agora como escolher assento no avião da melhor maneira possível.

Conferir mapa da aeronave

Ao conferir o mapa da aeronave, você terá a configuração do avião e classificação dos melhores lugares. Os assentos marcados em verdes estão em bons lugares, em amarelo as que têm alguns problemas e em vermelho os piores lugares do avião. Já os sem cor são locais neutros, nem bons e nem ruins.

  • Importante: muitas vezes as mesmas companhias tem diferentes modelos de avião. Dessa forma, os mapas podem ser diferentes. Por isso, sempre pegue o mapa do modelo do seu voo.

Reservar o assento no avião na hora da compra

De modo geral, se você reservar seu assento em até 48 horas antes do voo, ainda assim, as chances de sobrarem bons lugares são baixas. Dessa maneira, o mais indicado é você comprar sua passagem com antecedência e já reservar o assento na hora da compra.

Fazer check in assim que for liberado

Caso não tenha feito a reserva do lugar, é preciso fazer o check-in quanto antes. Ou caso contrário, vai ficar com os piores lugares, principalmente se for um voo lotado. Optando pelo check-in online, o processo é ainda mais simples.

 

+Veja também Saiba Como Antecipar Voo – Dicas e Informações Uteis!

 

Piores assentos no avião

Fonte: Canva

Após vermos como escolher assento no avião, vamos te mostrar os lugares para você fugir, “os piores lugares no avião”.

Poltronas do meio

Não estamos falando das poltronas que ficam no meio do avião, mas sim, das poltronas que ficam no meio, entre os bancos. Se sentar na janela ou no corredor tem alguns benefícios, sentar no meio não tem nenhum. Além disso, você poderá ficar espremido.

Assento no avião próximos a áreas de serviço ou banheiro

Além do cheiro, esses são os assentos que fazem mais barulho. Seja nas áreas de serviço ou nos banheiros, sempre terá alguém entrando ou saindo.

Assentos que não inclinam

Alguns assentos não podem se movimentar durante o voo. De modo geral são os bancos da última fileira e os que ficam na frente das saídas de emergência. Dessa forma, evite esses lugares, ou não poderá reclinar seu banco. Isso só piora se for um voo longo.

Principais dúvidas dos viajantes relacionadas a assento no avião

Assento no avião

Fonte: Canva

Confira algumas das principais dúvidas relativas a como escolher assento no avião.

Qual o melhor lugar no avião para não sentir turbulência?

Quando pensamos em turbulência é preciso avaliar qual parte do avião é mais estável. Desse modo, a melhor escolha, certamente, são as fileiras que ficam no meio do avião.

Isso porque é o local onde ficam as asas e também é o ponto de maior estabilidade do avião. Dessa forma, seu voo será mais tranquilo sem sentir tanto a turbulência.

Qual assento fica perto da asa do avião?

A configuração vai variar um pouco de avião para avião. Entretanto, de forma geral, as asas costumam ficar entre as fileiras 7 a 9.

O que acontece se não marcar assento?

Quando o passageiro não marca seu assento ele fica a cargo da sorte. Isso porque, quando o assento não é escolhido pelo passageiro, ele será selecionado pela companhia aérea. Além disso, fica claro que as poltronas que vão “sobrar” ficaram nos “piores” lugares.

Quanto tempo antes da viagem pode escolher o assento?

De modo geral, a escolha da poltrona se dá logo na compra do bilhete ou em até 48 horas antes do embarque (de forma gratuita). Entretanto, certamente, escolher quanto antes vai te deixar garantir um bom lugar. Isso porque, terá mais lugares disponíveis, a menos que compre em cima da hora.

É melhor viajar na frente ou no fundo do avião?

De modo geral, viajar nas fileiras mais a frente sentando na janela, tende a ser mais assertivo.

 

E aí, curtiu o artigo de hoje? Para mais dicas de viagens, continue acessando nossos artigos. Temos as melhores dicas para deixar sua viagem bem mais tranquila.

Além disso, não deixe de compartilhar esse texto em suas redes sociais. Até mais!