Como Usar Metrô do Rio de Janeiro? Linhas e Estações!

Estação de Metrô
10/02/2023

O famoso metrô do Rio de Janeiro circula entre os trechos mais conhecidos da capital fluminense há mais de quarenta anos, e desde sua inauguração até hoje é um importante meio de transporte para cariocas e visitantes.

O sistema de metrô transporta milhões de pessoas todos os anos, incluindo turistas que passam pelo Rio de Janeiro durante as férias e festividades como o carnaval e réveillon.

Então, se você quer conhecer o Rio passando pelos caminhos turísticos mais visitados, este texto foi feito especialmente para você.

Aqui você vai saber de tudo sobre esse transporte coletivo e como se programar para fazer um passeio seguro de metrô.

Dessa forma, elaboramos um guia completo para você entender o funcionamento do metrô no Rio, as linhas ativas, estações, preços e outras informações importantes. Portanto, confira!

 

+Veja também Praias do Rio de Janeiro – 13 Melhores Lugares Para Conhecer!

 

Como usar o Metrô do Rio de Janeiro

Interior de Metrô Vazio

Fonte: Canva

Considerando os atrativos turísticos, a beleza natural e o que há de melhor na gastronomia, a capital carioca hoje é um ponto de encontro para visitantes de todo o país.

Com isso, o sistema de metrô interliga as principais regiões da cidade desde 1979 até hoje, transportando milhões de pessoas e facilitando a mobilidade de turistas e cariocas.

Portanto, para compreender as operações no metrô carioca, é necessário estar atento ao funcionamento dessas linhas.

Antes de qualquer coisa, é preciso saber exatamente quais as linhas operantes e quais te levarão ao destino desejado.

Dessa forma, o Metrô do Rio de Janeiro conta com três linhas ativas: Linha 1, 2 e 4 que funcionam graças a ônibus divididos em cores diferentes.

Assim, têm duas cores diferentes, Azul e Verde e ligam as regiões Norte e Sul à região central do Rio.

Deste modo, o trem vermelho é responsável por fazer a linha 1 e 4, enquanto o trem verde cumpre o percurso da linha 2 que parte da Zona Norte da capital fluminense.

 

+Veja também Ilha Fiscal – Rio de Janeiro: Passeios, História e Dicas!

 

Linhas do Metrô Carioca

Homem Esperado Metrô

Fonte: Canva

Através das três estações ativas atualmente, o metrô da capital carioca transporta pessoas naturais da cidade e também aquelas que vêm de outros estados e países.

Durante o carnaval o fluxo de passageiros aumenta expressivamente e o metrô passa por toda uma organização e um cronograma completo e detalhado com os horários, rotas e preços de cada uma das três linhas.

Assim sendo, vejamos as principais informações das estações pertencentes ao metrô carioca.

Linha 1

A linha 1 é diferenciada pela cor laranja e é responsável por realizar o trajeto parte da estação General Osório que se localiza em Ipanema, chegando até a estação Uruguai que fica na Tijuca.

Dessa forma, o trem da linha 1 passa pelos seguintes pontos da região:

  • Aterro do Flamengo;
  • Lapa;
  • Copacabana praia;
  • Cristo Redentor;
  • Pão de Açúcar;
  • Ponto histórico da capital.

Linha 2

O trem da linha de cor verde parte da Zona Sul pela estação Botafogo e chega até a estação Pavuna, localizada na Área Norte do Rio.

No caminho percorrido pela linha 2 é possível passar por pontos que também fazem parte da linha 1 como o centro da cidade e o Pão de Açúcar.

Contudo, a linha 2 passa por destinos diferentes como o Maracanã, por exemplo.

Linha 4

A linha 4 na cor amarela é responsável pelo transporte que liga as estações General Osório, na região de Ipanema com destino ao Jardim Oceânico, estação que fica na Barra da Tijuca.

Dessa forma, cada linha segue um trajeto diferente e passa por diferentes estações. Logo, a diferença de cores ajuda na orientação do passageiro até o seu destino.

Estações do Metrô do Rio de Janeiro

Metrô do Rio de Janeiro

Fonte: Tecnoblog

Ao longo das três linhas ativas, o sistema de metrô da cidade abrange cerca de 40 estações que levam a diferentes destinos.

Através desses percursos você pode visitar lugares históricos, conhecer a arte, a música e a culinária.

Para isso, o site oficial Metrô Rio disponibiliza um mapa completo com os destinos de todas as estações e os pontos por onde elas passam.

Assim fica mais fácil entender a rota de cada linha e as estações por onde você vai passar, bem como os lugares que você pode conhecer escolhendo entre vários trajetos diferentes.

Horários e preços do Metrô do Rio de Janeiro

Pessoa Com Relógio de Pulso

Fonte: Canva

O sistema de metrô funciona da segunda até o sábado, das 5 horas da manhã até as 00hrs. Somente aos domingos e incluindo feriados, as linhas do metrô funcionam das 7hrs da manhã até as 11hrs da noite.

Uma dica importante é considerar o horário de pico que é sempre próximo de 7h até as 17hrs.

A distância dos trens medida em tempo é de cerca de cinco minutos e durante o período de maior lotação, há vagões preferenciais para mulheres.

O preço das passagens é R $4,60 e pode ser encontrado em cabines e máquinas que são encontradas no interior das estações.

Assim, a passagem integrada com ônibus custa R $6,05, enquanto as passagens integradas com Bus Rapid Transit (BRT) custam R $6,80.

Dessa forma, se for necessário pegar o trem mais de uma vez, a melhor alternativa é o cartão MetrôRio, no qual você pode recarregar a quantidade de créditos que quiser.

Aplicativo Giro Metrô Rio

Outra forma simples e rápida para conseguir sua entrada no metrô carioca é o aplicativo Giro MetrôRio, disponível gratuitamente tanto para Android quanto para IOS.

Para facilitar sua vida, o App oferece muitas vantagens e recursos como:

  • Acompanhar informações da atividade do metrô;
  • Procurar os trens que chegarão até a estação onde você está;
  • Traçar um caminho começando de onde você está;
  • Acesso ao mapa com as principais rotas;
  • Conferir informações das estações e seus respectivos horários e conexões;
  • Definir o melhor trajeto até os recantos turísticos da cidade.

Orientações importantes ao utilizar o transporte

Pessoas em Estação

Fonte: Canva

Além das informações apresentadas até aqui, existem algumas dicas que podem ser bastante úteis para você.

  • Os trajetos dos trens levam cerca de 7 a 20 min. O intervalo entre um trem e outro é de quase 5 minutos;
  • Caso você se perca no meio do caminho, é possível voltar ao seu destino descendo numa estação e pegando a linha correta;
  • Para isso, basta acessar o mapa das estações no Aplicativo ou nas estações;
  • Para buscar informação e orientação você também pode procurar os profissionais do transporte;
  • O cartão do sistema de metrô é uma ótima saída para quem busca economizar nas passagens.

 

O Metrô do Rio de Janeiro funciona há décadas transportando milhões de pessoas em segurança todo o ano.

Portanto, ao chegar na cidade maravilhosa, não deixe de conhecer os pontos turísticos mais famosos viajando no segundo maior metrô do país. Aproveite e compre sua passagem de ônibus para ajudar a chegar em outros destinos que desejar!