ID Jovem Passagem – Como Adquirir Passagem de Ônibus Gratuita!

Mulher com Óculos Viajando de Ônibus
17/02/2023

Sabia que através do ID Jovem Passagem é possível conseguir passagens gratuitas de ônibus? Isso e muito mais, você vai aprender no artigo de hoje.

Dessa forma, se desejar saber mais sobre esse benefício oferecido pelo Governo, basta seguir conosco nessa leitura.

Dito isso, sem mais delongas, vamos ao texto!

O que é o ID Jovem?

App ID Jovem no Celular

Fonte: JC Concursos

O ID Jovem Passagem ou apenas ID (Identidade Jovem), é um documento digital e gratuito que pode ser usado por jovens de baixa renda. Dessa forma, caso esteja inserido nas características que listaremos ao longo do texto, poderá solicitar o seu.

É um documento que garante aos seus portadores diversos benefícios como:

  • 50% de desconto em eventos artísticos-culturais e/ou esportivo, como: cinemas, teatros, shows, entre outros que se enquadrem;
  • 2 vagas para viagens gratuitas em transportes interestaduais, como: ônibus, trens, embarcações, entre outros semelhantes;
  • 2 vagas com 50% de desconto em transportes interestaduais, como: ônibus, trens, embarcações, entre outros semelhantes;
  • Isenção do pagamento de taxas para emitir a Carteira de Identidade Estudantil.

O direito a ter o ID está assegurado pelo Decreto nº 8.537, de 5 de outubro de 2015, sendo oferecido para milhões de brasileiros através dos direitos do Estatuto da Juventude (de acordo com a Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013).

Quem tem direito ao benefício?

Pessoas Jovens Viajando

Fonte: Canva

Para poder ter acesso é preciso estar dentro de algumas regras. Desse modo, listaremos abaixo os grupos que possuem direito de ter o ID Jovem Passagem. Confira se você se enquadra!

  • Ter idade entre os 15 e os 29 anos;
  • Possuir renda familiar total de até 2 salários mínimos (2023: R$2.604,00);
  • Ter sua inscrição do Cadastro Único do Governo;
  • Além de estar inscrito é preciso estar com os dados atualizados – Para fazer seu cadastro ou atualizar os dados, basta procurar o CRAS ou setor responsável pelo cadastro na sua cidade;
  • O cadastro precisa ter sido atualizado há vinte e quatro meses pelo menos;
  • Ter seu NIS (Identificação Social) – Se não souber o seu, basta consultar seu Cartão Cidadão, sua Carteira de Trabalho ou extrato do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço. Se ainda não possui, será preciso fazer.

Importante: o serviço é oferecido também para quem não é estudante. Dessa forma, se estiver de acordo com as regras acima e não estudar, poderá solicitar o seu ID Passagem Jovem.

Como fazer seu cadastro?

Site ID Jovem

Fonte: –

Primeiramente é preciso verificar se está enquadrado nas regras acima. Caso esteja, você poderá fazer seu cadastro online, ou através do site oficial ou do aplicativo (disponível para Android e iOS).

Em ambos os casos o processo é semelhante, sendo que no primeiro é preciso acessar o site oficial e no segundo abaixar o aplicativo. Depois disso, o processo é igual para ambos:

  1. Acessando o site é preciso clicar em “Emitir ID Jovem”, localizado no canto superior direito da tela. Já no app, basta abrir e clicar em “Emitir ID Jovem”;
  2. Depois disso, é preciso preencher as seguintes informações: o NIS, seu nome, data de nascimento e nome completo da mãe;
  3. Isso feito, basta clicar em “Gerar o ID Jovem” e pronto! Você poderá imprimir, caso tenha feito pelo site, ou manter o app instalado em seu celular com o registro feito.
  4. Logo em seguida, clique em “Gerar o ID” para fazer a emissão do documento;
  5. Por fim, imprima o documento.

Como comprar passagem de graça com ID Jovem?

Homem Comprando Passagem de Ônibus

Fonte: Canva

O processo para comprar a sua passagem de ônibus com o ID Passagem pode ser feito de forma presencial ou através da internet. Entretanto, não é raro que a opção não esteja disponível através da segunda opção.

Primeiramente é preciso contatar a empresa responsável pelo transporte. Em cada veículo são oferecidas duas vagas gratuitas. Desse modo, se não conseguir uma das vagas grátis, poderá solicitar o pagamento de 50% do valor (respeitando as regras descritas acima).

Nesse caso, o pagamento pode ser feito através de qualquer uma das formas de pagamentos aceitas pela empresa. Também seria preciso apresentar seu ID Passagem para validar sua vaga.

Além disso, para finalizar o processo e ter sua vaga é preciso adquirir a passagem (gratuita ou com 50% de desconto) com antecedência de 3 horas no mínimo.

Tire suas dúvidas ao viajar com o ID Jovem

Mulher com Dúvida

Fonte: Canva

Separamos abaixo algumas das principais perguntas feitas em relação ao ID Jovem. Portanto, acompanhe!

Até quando pode usar o ID Jovem?

Existem duas regras básicas para usar o ID Jovem Passagem: ter entre 15 e 29 anos de idade e renda familiar de até 2 salários mínimos. Dessa forma, o jovem poderá usar até ultrapassar a idade ou elevar a sua renda familiar acima de 2 salários mínimos.

Tem como comprar passagem de ônibus de ida e volta com o benefício?

Sim. De modo geral, o jovem portador do ID poderá efetuar as compras das passagens de ida e volta da sua viagem. Entretanto, não é possível reservar mais de um horário para o mesmo destino e dia.

Quais empresas de ônibus aceitam?

Todas as empresas de ônibus ativas em território brasileiro, são obrigadas a aceitar o ID Jovem (caso esteja de acordo com as informações repassadas nesse texto). Essa obrigatoriedade inclusive está descrita no decreto que implementou o ID Jovem Passagem.

Caso a empresa não aceite, você poderá fazer uma denúncia aos órgãos competentes.

Quais são os benefícios do ID Jovem?

Destinado para jovens de baixa renda, a ID Jovem Passagem traz inúmero benefícios como:

  • Pagamento de 50% da entrada para eventos de cunho artístico-cultural e/ou esportivos;
  • Vagas grátis e/ou com 50% desconto na compra de passagem de transporte coletivo interestadual.

Uma das dicas mais importantes sobre o ID Jovem é a sua validade. O documento tem validade de 180 dias após a sua emissão. Entretanto, após o vencimento é possível solicitar uma nova emissão. Desde que esteja enquadrado nas regras descritas acima.

Com a renovação feita, a ID Jovem passa a oferecer os mesmos benefícios e validade de mais 180 dias.

 

Para mais informações sobre viagens e dicas para escolher as melhores passagens de ônibus e aérea, continue acompanhando o Passagem Rápida. Nos vemos em breve em mais um artigo. Até a próxima!