O que é Translado? Entenda os tipos, saiba como funciona e veja dicas!

02/03/2023

Você sabe o que é translado? No texto de hoje, vamos mostrar os principais tipos e como eles funcionam. Além disso, vamos trazer ótimas dicas para que você saiba como escolher. Dessa maneira, garanta muito mais benefícios na sua próxima viagem. Dito isso, para saber mais sobre o assunto basta seguir conosco na leitura.

Sem mais delongas, vamos ao texto!

 

+ Veja também Voo cancelado – Entenda seus direitos e veja dicas do que fazer!

 

O que é Translado em viagens?

Pessoas entrando no Transfer

Fonte: Dicas de Lisboa e Portugal

Traslado ou traslado, é basicamente a locomoção entre dois lugares distintos. Dessa maneira, trazendo para a realidade das viagens, estamos falando do termo usado para definir algumas formas de locomoção entre dois pontos. Seja de um aeroporto para um hotel, de um hotel para uma atração, entre outros dois lugares.

De modo geral, são serviços oferecidos por empresas especializadas para garantir uma melhor estadia para você. Dessa forma, é um processo muito válido, principalmente quando você nunca esteve no local e poderá ter dificuldade para se locomover nesse novo endereço.

Além disso, sempre que for contratar um serviço de translado, faça isso com muita pesquisa e antecedência, assim você evita despesas elevadas e contratempos.

 

+ Veja também Bagagem Desacompanhada – Como Enviar Por Ônibus, Preços e Dicas!

 

Tipos de Translado que existem

Transportes para Translado

Fonte: Canva

Agora que sabemos o que é translado em viagens, é hora de conhecer os diferentes tipos. Confira!

Translado Comum

É basicamente o transporte feito por micro-ônibus ou veículos de maior capacidade. Dessa forma, por conter mais pessoas, acaba sendo mais barato.

Translado Privado

Essa opção, como o nome sugere, é o transporte feito para quem viaja sozinho ou em grupo de pessoas. Por ser mais exclusivo acaba sendo um pouco mais caro que o comum.

Translado Executivo

Esse é um serviço ainda mais reservado e normalmente utilizado para quem fica em um resort com grandes áreas e contam com um transporte exclusivo e dedicado para ele. Alguns resorts oferecem esse tipo de serviço premium. Dessa forma, é uma opção que costuma ter o preço mais elevado.

Translado Aeroporto

Esse é serviço que faz o transporte entre aeroportos.

Translado in/out

É o serviço que leva os visitantes tanto do aeroporto para o hotel, quanto do hotel para o aeroporto.

Translado In

É o transporte feito do aeroporto até o destino.

Translado Out

Essa é opção que leva o visitante do hotel para o aeroporto no final de sua estadia.

 

+ Veja também O Que Não Pode Levar no Avião? Conheça os Itens Proibidos!

 

Existe diferença entre Translado e Transfer?

Pessoa consultando serviços de Tranfer/Translado

Fonte: Canva

Se você está pesquisando sobre translado, é possível que tenha visto também o termo transfer. Dessa forma, muitos ficam em dúvida para diferenciar esses dois termos. Por isso vamos explicar melhor para um deles.

O translado é um serviço de transporte para levar os viajantes e turistas e viajantes de um local para outro. Suas aplicações mais comuns são o transporte de um aeroporto até o hotel, bem como levar os visitantes entre atrações turísticas.

Já o transfer é mais conhecido como o transporte do aeroporto até o destino, normalmente um hotel ou resort.

Dessa maneira, fica claro que os termos, de fato, são muito parecidos e em muitos casos são sinônimos. Afinal, muitas vezes um serviço de translado faz o mesmo processo que o translado.

 

+ Veja também Saiba Como Antecipar Voo – Dicas e Informações Uteis!

 

Qual escolher – Uber, Táxi, Translado/Transfer ou Transporte Público?

Pessoas na frente do aeroporto

Fonte: Canva

Agora que entendemos melhor o que é translado e o que é transfer, é hora de comparar essas opções de escolha com outras opções de transporte. Desse modo, abaixo, vamos avaliar os principais pontos de cada escolha. Confira!

Uber e outros apps de transporte

Serviços como Uber são muito usados em viagens. Entretanto, os valores podem variar bastante de um lugar para outro. Dessa forma, o melhor a se fazer com essa opção é fazer uma simulação antes de escolher, avaliando preços e outros detalhes.

Táxi

Um dos maiores problemas dos táxis, em sua grande maioria, é o alto valor cobrado por km. Desse modo, sempre antes de optar por esse tipo de transporte pesquise os valores. Em boa parte dos casos, o valor costuma ficar acima que o translado (proporcionalmente falando).

Transporte público

De modo geral, estamos falando de um transporte bem mais barato que os demais. Entretanto, ainda assim é preciso fazer uma pesquisa antes para entender os tipos de veículos disponíveis, horários, área de cobertura, entre outros. Inclusive alguns destinos contam com opções para viajantes.

Porém, ainda assim estamos falando de um transporte que pode não agradar a maioria. Afinal, fará o transporte com muitas outras pessoas e poderá não ser uma boa experiência. Dessa forma, muitos acabam deixando essa opção de lado, e procurando outra mais segura.

Translado/Transfer

Nessas modalidades, na maioria dos casos, estamos falando de um opção que não está entre as mais baratas. Entretanto, ainda assim costumam ser opções bem mais interessantes, que inclusive vão contribuir para a qualidade da sua viagem.

Isso porque, estamos falando de uma opção que vai te buscar e te levar na porta dos locais. De um transporte especializado, que vai garantir mais segurança e mais foco na viagem. Por conta disso, é uma ótima opção que você só tem a ganhar.

Porém, ainda dentro disso, é preciso saber que você poderá ter diversas opções de serviços de translado para escolher. Por isso vamos te mostrar os principais pontos que você precisa ficar de olho na hora de escolher o seu.

Confira abaixo!

 

+ Veja também Como Escolher Assento no Avião – Conheça os Melhores Lugares!

 

Como contratar os serviços?

Área de embarque/desembarque de aeroporto

Fonte: Canva

Alguns pontos são importantes na hora da escolha do translado, os quais podemos destacar:

  • Pesquise valores: como vimos acima, existem muitas aplicações para esse tipo de serviço. Dessa maneira, os valores variam bastante. Por isso, sempre pesquise bem os valores de cada serviço contratado.
  • Analise os serviços oferecidos: outro ponto que varia bastante são os serviços oferecidos. Desse modo, veja bem o que você busca e escolha a opção que contemple esses serviços.
  • Busque referências da empresa: procure saber mais sobre a avaliação de pessoas que optaram pela empresa. Hoje com a internet é muito mais simples ter avaliações de outros clientes. Além disso, se tiver amigos que já usaram o serviço, fica mais fácil de ter um feedback
  • Verifique o idioma do atendimento: um ponto que não pode deixar passar batido é saber em que idioma o serviço é oferecido. Isso porque, pode ser muito difícil se comunicar na hora do transporte, se for em um idioma que você não entende nem o básico.

 

+ Veja também O Que Não Pode Levar no Avião? Conheça os Itens Proibidos!

 

Dicas e recomendações finais

Letreiro de Transfer/Translado

Fonte: Canva

Após vermos o que é translado e tudo ao seu entorno, é hora de trazer algumas dicas finais para escolher da melhor maneira. Sempre opte por uma opção que demonstra maior segurança, verifique também se a quantidade de malas é compatível com a escolha.

Além disso, lembre-se sempre de fazer tudo de forma programada e com antecedência.
Por isso, confira todos os pontos que falamos acima e garanta o serviço de translado que mais combina com seu perfil.

 

 

Para mais dicas para que suas viagens sejam inesquecíveis e com todo conforto, continue acompanhando o Passagem Rápida. Temos artigos que vão te garantir as melhores viagens. Até breve!