Vai Viajar de Avião? Conheça o Tempo de Antecedência no Aeroporto!

Tempo de Espera em Aeroporto
10/02/2023

Voar em um avião pela primeira vez pode ser uma aventura emocionante que mudará sua vida. Mas também pode ser incrivelmente estressante, principalmente se você não sabe com quanto tempo de antecedência no aeroporto deve chegar!

Você quer ir para o portão com a arrogância de um viajante experiente, mas isso é difícil de fazer quando você não sabe quanto custa despachar uma mala ou o que esperar quando passa pela segurança do aeroporto.

Então, como você pode lidar? Revisar essas dicas antes da decolagem pode aumentar sua confiança, tornando sua viagem mais fácil e sem preocupações.

 

+Veja também Saiba Como Antecipar Voo – Dicas e Informações Uteis!

 

Quanto tempo antes do voo deve estar no aeroporto?

Mulher de Costas Carregando Mochila em Aeroporto

Fonte: Canva

Toda companhia aérea informa que o passageiro precisa chegar com três horas de antecedência. Para conseguir realizar o check-in, despachar a mala e evitar o atraso com as aglomerações do aeroporto.

Tempo de antecedência no aeroporto: voos nacionais

A Gol solicita que os passageiros cheguem com três horas de antecedência, para voo nacional. Em seguida, a Latam e Azul recomendam um tempo de 2 horas de antecedência. Tenha em mente que o check-in demora em média uma hora.

Tempo de antecedência no aeroporto: voos internacionais

Para voos internacionais, a Gol solicita que os passageiros cheguem com três horas de antecedência. Em seguida, a Latam indica que chegue com 4 horas e a Azul recomenda um tempo de 3 horas de antecedência.

Por conta da demora no check-in que dura cerca de uma hora, com a entrega de outros documentos recomendados para adentrar em outros países.

 

+Veja também Câmbio Para Viagem – Como Comprar Dólar da Melhor Maneira!

 

Check-in antecipado e Cartão de Embarque

Placa Indicativa Check In - Tempo de Antecedência no Aeroporto

Fonte: Canva

Atualmente, o check-in pode ser feito online, pelo celular ou computador, você só tem o trabalho de imprimir o cartão de embarque ou usar o aplicativo da companhia área, que é super fácil, prático e ágil.

Para voos nacionais, é necessário que o passageiro apresente um documento com foto. Agora, viagem internacional, precisa ter um passaporte válido, fora outros documentos que o país a qual vai viajar solicita dos turistas, como cartão de vacinas e visto.

Bagagem despachada

O passageiro que fez o check-in no balcão já tem o despacho logo em seguida. Mas, aqueles que fizeram online terão acesso exclusivo para entregar suas malas à companhia aérea.

Atente que todo passageiro pode levar uma bagagem na mão até 10Kg, porém as despachadas são até 23 Kg.

 

+Veja também O Que Não Pode Levar no Avião? Conheça os Itens Proibidos!

 

Sala de Embarque

Neste quesito, as companhias aéreas abrem o check-in online com 72 horas antes. Enquanto, os balcões de atendimento com 4h e 2h de antecedência. Em seguida, na sala de embarque, procure o portão de embarque com sua documentação.

Geralmente você encontra essa informação nos monitores também, e preste atenção em alteração no portão, pois é normal que isso aconteça.

Aproveite para dar uma volta, ainda mais se for sua primeira vez em um aeroporto ou avião.

  • Uma dica: o horário para adentrar o avião não é o mesmo da passagem aérea. Preste atenção, no bilhete o horário que conta é da decolagem, acesse a aeronave antes disso, uns 40 minutos, porque as portas se fecham 15 minutos antes.

 

+Veja também Carta Verde Seguro – Emissão, Tipos de Coberturas e Seguradoras!

 

Como calcular o horário para embarcar no avião e esperar menos?

Pessoa Olhando Relógio de Pulso

Fonte: Canva

É natural que as companhias aéreas solicitem que os passageiros cheguem ao aeroporto 2 horas antes do horário marcado. Em voo doméstico é necessário 3 horas se a viagem for internacional.

Para facilitar no cálculo do seu horário, se atente ao engarrafamento da sua cidade, não deixe para organizar sua mala em cima da hora.

Como embarcar com tranquilidade e poupar tempo de antecedência no aeroporto

Homem com Camisa Amarela Apoiado em Mala

Fonte: Canva

1- Verifique os requisitos de bagagem da companhia aérea

É fácil sobrecarregar – mas se o fizer, pode custar caro. Antes do seu voo, visite o site da sua companhia aérea para verificar as restrições de tamanho e peso da bagagem, bem como as taxas de bagagem.

Para bagagem de mão, uma pequena, como aquelas malas de rodinhas ou menor como uma bolsa ou mochila.
Se a sua bagagem de mão for muito volumosa, você pode ter que pagar para despachá-la.

Da mesma forma, se a sua bagagem despachada for maior que um determinado tamanho, você pode ter que pagar uma taxa maior do que o normal para despachá-la.

2- Leve o essencial na bagagem de mão

Se você estiver embalando algo difícil de substituir – digamos, remédios prescritos, lentes de contato ou óculos, ou papelada importante, coloque-o em sua bagagem de mão.

Dessa forma, você não ficará sem aquele item no caso raro da sua mala despachada sumir. Você também vai querer levar algum entretenimento a bordo, como seu laptop, fones de ouvido, um livro ou revista.

E lembre-se de que, se sua bagagem de mão for muito grande para caber embaixo ou acima do assento, talvez seja necessário despachá-la.

Mais regras podem ser aplicadas se você estiver voando internacionalmente.

3- Chegue ao aeroporto com duas horas de antecedência

Embarcar em um avião não é como pegar um ônibus; é um processo muito mais longo.

Em última análise, você precisa ter tempo suficiente para obter seu cartão de embarque, despachar suas malas e passar pela segurança antes de seu avião começar a embarcar.

Às vezes, isso leva 10 minutos. Outras vezes, especialmente durante os horários de pico, pode levar muito mais tempo.

4- Mantenha sua identidade à mão

Economize tempo tendo seu documento de identificação, carteira de habilitação ou passaporte à mão assim que entrar no aeroporto.

Você precisará dele ao despachar malas e passar pela segurança, e acreditamos que não queira atrasar a fila enquanto vasculha sua carteira.

5- Use sapatos fáceis de tirar

Passar pela segurança do aeroporto pode ser a parte mais estressante de voar – mas se você souber o que esperar, toda a ladainha pode parecer muito menos desgastante.

LEMBRE-SE: Seja proativo. Tenha em mãos o número de telefone de atendimento ao cliente da companhia aérea, caso fique preso no trânsito, para poder ligar o mais rápido possível.

Até porque existem outros itens que podem atrasar você no aeroporto, como: checagem dos documentos, passaporte, alteração de portão e vários outros imprevistos.

Fique em alerta! Quando for viajar trabalhe com uma margem de segurança. Perder um voo pode ser um contratempo, mas não precisa atrapalhar seus planos de viagem.

 

+Veja também Como Escolher Assento no Avião – Conheça os Melhores Lugares!

 

Se curtiu as dicas de hoje sobre Tempo de Antecedência no Aeroporto, compartilhe este artigo!