O Que Fazer em Aracaju? Como Ir, Praias, Atrativos e Dicas!

25/08/2021
Letreiro Aracaju

Aracaju é uma daquelas cidades que dão ao turista a sensação de estar em casa. Acolhedora, bonita e cheia de vida, conhecida pela sua Festa Junina grandiosa e suas praias incríveis, ela se divide entre os dois rios que a cerca, o Sergipe e o Vaza Barris.

Sobretudo, se você nunca foi à Aracaju e quer conhecer um pouco do que esse lugar tão especial reserva, confira abaixo tudo que separamos sobre lá.

Onde fica Aracaju? Como chegar partindo do Rio de Janeiro!

Aracaju fica no Estado do Sergipe, mais especificamente em seu litoral leste. Cheia de riquezas naturais e belezas que encantam, a cidade recebe turistas do mundo inteiro, além de brasileiros.

Para chegar saindo do Rio de Janeiro, o visitante terá que embarcar na Terminal Rodoviário do Rio de Janeiro.. A viagem dura 1 dia e mais 10 horas, portanto, vá preparado para um tempo longo de trajeto.

As praias que valem a pena visitar em Aracaju!

Para começar nosso tour por Aracaju, separamos algumas praias imperdíveis da cidade – essas merecem fazer parte do seu roteiro. Confira abaixo!

Praia do Saco

Praia do Saco Sergipe

Fonte: Tem que ir

Uma das praias mais bonitas de Aracaju é a praia do Saco. Quase deserta, ela geralmente é acessada de bugue, com a ajuda dos guias locais. Entre seus principais atrativos, não podemos deixar de citar o mar azul clarinho e a areia branquinha. É de se apaixonar!

Praia do Mosqueiro

Praia do Mosqueiro - Aracaju

Fonte: Sergipe Turismo

A Praia do Mosqueiro encanta pela sua grande extensão de areia, que abriga famílias e turistas em busca de espaço para curtir a brisa do mar sem ser incomodado. Com ondas calmas e baixas, ela é ideal para quem vai com crianças pequenas ou idosos. Vale a pena conhecer!

Praia de Aruana

Praia de Aruana Aracaju

Fonte: Destino Sergipe

A Praia de Aruana é bem mais agitada dos que as demais, com quiosques em boa parte da sua extensão de areia e um mar com mais ondas do que a do Mosqueiro. Mas, mesmo assim, elas são baixinhas e podem servir de diversão para a criançada. É uma praia que merece pelo menos uma passadinha para conhecer!

Mangue Seco

Mangue Seco - Praia Aracaju

Fonte: Uma Senhora Viagem

Mangue Seco é um Vilarejo pertinho de Aracaju que serviu de cenário para uma famosa novela, a Tieta. Rústico, com igrejas espalhadas e um mar incrível, ele demanda ao menos um dia todo para ser conhecido com calma.

Barra dos Coqueiros

Barra dos Coqueiro Sergipe

Fonte: Sergipe Turismo

O bairro Barra dos Coqueiros conta com uma praia bastante calma e com pouco estrutura para o turista, já que por lá existe um resort beira-mar que a torna quase exclusiva para os hóspedes.

Mesmo assim, vale a pena conhecer e passar um dia para curtir o clima calmo e agradável da praia – quem tem crianças pode aproveitar tranquilamente, já que o mar quase não tem ondas.

Croa do Goré

Croa do Goré - Aracaju

Fonte: Viaje na Viagem

A pequena ilha formada no rio Vaza Barris aparece apenas em dias de maré baixa. Portanto, se tiver a oportunidade, a sugestão é fazer um passeio por lá e passar o dia todo contemplando esse banco de areia em meio ao rio.

Para chegar lá, é preciso ir com um barco ou lancha, que geralmente partem na praia do Mosqueiro.

Passeios turísticos para fazer na cidade

Se você pensa que Aracaju só tem praias para curtir, está muito enganado. Além das belezas naturais pé na areia, é possível curtir alguns pontos turísticos depois de pegar praia. Separamos algumas opções, portanto, veja abaixo!

Museu da Gente Sergipana

Museu da Gente Sergipana

Fonte: Conhecendo Museus

O Museu da gente Sergipana é um ótimo passeio para ir além das praias. Conta de maneira simples e didática a história do Sergipe e de seus principais personagens. Além de peças históricas, o museu abriga também uma central multimídia bastante moderna, que pode ser comparada com a que está localizada no Museu da Língua Portuguesa.

Portanto, para quem quer conhecer um pouco mais do Sergipe e suas tradições, o museu é um passeio imperdível e incrível – que vai te fazer entender um pouco melhor de como o povo foi criado.

Cânion do Xingó, Aracaju SE

Cânion do Xingó

Fonte: Vida Cigana

O Cânion do Xingó é um dos lugares mais incríveis para conhecer em Aracaju. Em suma, o Passeio sai da cidade de Canindé de São Francisco, vizinha de Aracaju, e dura cerca de três horas em barco de dois andares.

Ao chegar, o turista se depara com um dos cânions mais bonitos do país, conhecido até mesmo pelos visitantes internacionais como um dos lugares mais incríveis para conhecer no Brasil. Ademais, esse é um dos passeios que merecem seu dia todo para curtir ao máximo!

Projeto Tamar

Vista Aérea Projeto Tamar

Fonte: Projeto Tamar

O Projeto Tamar está em diversas cidades do país ajudando animais marinhos e a natureza local. No Sergipe, não é diferente: o projeto apoia o crescimento de tartarugas, promove ações de despoluição das praias e conscientização dos turistas.

Na visita guiada, é possível conhecer o Oceanário de Aracaju, onde estão dezenas de espécies de animais, como tartarugas e até tubarões.

Enquanto isso, a dica é ir até o local durante a alimentação desses animais, todos os dias às 16:30. Como resultado, se você tiver sorte, pode até mesmo dar comida para um deles!

Passeios de Barco

Passeio de Barco

Fonte: Vida de Turista

Para quem quer conhecer Aracaju de uma forma diferenciada, os passeios de barco são excelentes pedidas. Em suma, eles saem de diversas orlas, como da Orla do Atalaia e a do Bairro Industrial e têm um custo variado, dependendo do local onde você desejar ir.

Os barcos são diversos: existem os maiores, com dois andares, lanchas e os barcos pequenos que levam para as ilhas locais próximas à costa. Portanto, escolha o seu passeio preferido e curta algumas horas no mar, que sempre são incríveis no Sergipe!

Mercado Municipal Antônio Franco, Aracaju SE

Mercado Municipal Antônio Franco

Fonte: Solutudo

O Mercado Municipal de Aracaju é imperdível para quem quer mergulhar na cultura Sergipana. Com espaços de artesanato, comidas típicas e até apresentações nos fins de semana, o mercado tem quase vida própria!

Em suma, a dica para os visitantes é chegar cedo ou no fim da tarde, quando o calor já diminuiu e é possível passear tranquilamente pelos corredores. Vale a pena comprar artesanatos locais e levar as lembrancinhas para quem ficou em casa.

Além disso, é interessante almoçar ou jantar por lá, onde as comidas típicas estão bastante presentes. É um passeio incrível e perfeito para aquelas pessoas que adoram conhecer a região onde visitam.

Catedral Metropolitana

Catedral Metropolitana de Aracaju

Fonte: Sergipe Turismo

A Catedral Metropolitana foi erguida há 150 anos e é um passeio que merece ser feito, nem que seja apenas por algumas horas.

Com uma arquitetura detalhista e muita história para contar, é interessante fazer a visita guiado por alguém que conheça bem o Estado.

Orla de Atalaia, Aracaju SE

Orla de Atalaia

Fonte: Destino Sergipe

As Orlas de Aracaju também merecem uma caminhada para apreciar o clima da cidade. Entre as mais importantes, a Orla do Atalaia é uma das que mais recebe visitantes, especialmente na área da passarela do caranguejo, onde há uma série de barraquinhas, restaurantes e sorveterias.

Além disso, vale a pena conhecer a orla do bairro industrial, que conta com um visual incrível do mar e uma ciclovia para que os visitantes possam passear curtindo a brisa da praia.

Vale a pena caminhar nas orlas, conhecer um pouco da atividade cultura local e se perder entre uma praia e outra.

Onde comer em Aracaju?

Prato Frutos do Mar

Fonte: Solutudo

Agora que você já sabe onde passear e quais as principais praias de Aracaju, separamos dicas para quem quer comer bem – e aproveitar para descobrir um pouco mais dos sabores Sergipano. Confira!

  • Cariri

O Restaurante Cariri está localizado na Passarela do Caranguejo e é um dos lugares mais procurados pelos turistas que querem conhecer melhor a comida típica da cidade. Em suma, fica bem localizado, com um atendimento excelente e comida boa, o Cariri é mais do que indicado para quem estiver na região das orlas.

  • Bada Grill

Também localizado na Passarela do Caranguejo, o Bada Grill tem uma decoração nordestina leve e bem pensada. Entre os pratos mais pedidos, os que possuem frutos do mar são os pontos fortes da casa.

Portanto, vale a pena conhecer e se apaixonar pelo tempero típica da região.

  • Pastel da Jane

Para quem não quer comer apenas comida típica nordestina, o Pastel da Jane traz um dos melhores pastéis da cidade, fresquinho e sequinho – além de ser uma boa opção para quem quer economizar. Localizado na região das orlas, ele recebe muitos turistas e tem uma ótima avaliação na internet.

Dicas sobre Aracaju

Aracaju cidade

Fonte: Existe Um Lugar no Mundo

Aracaju é uma cidade bela por natureza e com um povo receptivo para os turistas que chegam de todos os cantos do país e de vários outras regiões do mundo, principalmente Europeus e Argentinos.

Se apaixonar pelo Sergipe não vai ser uma tarefa difícil e você com certeza vai querer voltar mais vezes para conhecer outros cantinhos que ainda ficaram inexplorados. Apaixone-se por Aracaju!

 

Gostou das nossas dicas de hoje? Portanto, compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!



Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Encontre sua PASSAGEM AÉREA

Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:
Veja Todas
Booking.com