Congonhas MG – Como Chegar, Pontos Turísticos e Dicas Imperdíveis!

03/08/2021
Congonhas MG - Igreja

Congonhas, em Minas Gerais, é conhecida como a cidade dos 12 profetas, devido às suas obras históricas e esculturas que o famoso Aleijadinho deixou por lá.

Localizada a 78 quilômetros de Belo Horizonte, a cidade é rica em cultura, natureza e conta com um clima mineiro muito típico da região – ruas de pedras, tranquilidade e um pouco da nossa história colonial impressa em cada cantinho.

No texto de hoje, separamos algumas dicas sobre Congonhas, MG, como onde se hospedar e quais os seus pontos turísticos imperdíveis. Portanto, confira abaixo!

Onde fica Congonhas – MG? Como chegar lá saindo do Rio de Janeiro?

Congonhas, como explicamos, fica em Minas Gerais, do ladinho da capital Belo Horizonte. Então, para quem sai da Rodoviária do Rio de Janeiro, a melhor opção é pegar um ônibus até BH e de lá fazer uma baldeação para Congonhas – o trajeto da capital até a cidade dura, em média, 40 minutos.

Principais pontos turísticos de Congonhas!

Ao chegar em Congonhas, o turista já se impressiona com a natureza típica de Minas Gerais, com montanhas altas, muito verde e uma tranquilidade difícil de encontrar nos grandes centros. Como resultado, separamos alguns dos principais pontos turísticos da cidade abaixo!

Santuário do Bom Jesus de Matosinhos

Igreja Bom Jesus do Matosinho

Fonte: Revista Sagarana

Em primeiro lugar, a pausa é na Igreja Matriz da cidade, no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Por lá, o turista encontra as esculturas dos 12 profetas, obras do famoso artista brasileiro Aleijadinho. Fundado em 1757, é possível fazer uma visita guiada dentro do santuário, conhecer diversas imagens e esculturas, além de ouvir um pouco mais sobre a história do local. Em suma. é um passeio imperdível!

Obras de Aleijadinho

Além dos 12 profetas na Igreja Matriz, a via Sacra até elas merece ser visitada. São capelinhas que representam esse momento importante para a Igreja, também criadas por Aleijadinho e outros parceiros da época.

O caminho de pedras traz um charme único para o local e chegar até a Igreja Matriz por ele é roteiro obrigatório para os turistas! E é nessas capelinhas que estão outras estátuas criadas pelo artista mais famoso da região – e do país inteiro! Portanto, vale parar e observar todos os detalhes!

Museus de Congonhas

Museu de Congonhas

Fonte: Arcoweb

O Museu de Congonhas é bastante novo, fundado em 2015. Seu principal foco é o barroco Mineiro, com obras entre esculturas, pinturas e até mesmo algumas fotografias. Certamente, o artista principal, não podia deixar de ser o Aleijadinho, que contribui com algumas esculturas no acervo do Museu. Esse é um passeio obrigatório e que vai te surpreender!

Além do principal Museu da cidade, aproveite para dar uma passadinha no Museu da Imagem, que fica em um casarão antigo e tem no seu acervo diversos objetos antigos e históricos.

Igreja do Rosário e Igreja de São José

Outros pontos turísticos que merecem ser visitados são as duas igrejas menores que foram construídas na época colonial do país. Ambas são pequenas, mas, guardam muita cultura e riqueza de detalhes no que diz respeito à arquitetura de época.

Em suma, na Igreja de São José, por exemplo, é possível ver de pertinho algumas esculturas famosas, como a de São José. Vale a pena a visita!

Parque Ecológico da cidade de Congonhas

Parque Ecológico de Congonhas MG

Fonte: Torres turismo

Em suma, o Parque Ecológico de Congonhas, também conhecido como Parque das Cachoeiras, é um dos mais visitados da região. Conta com inúmeras quedas d’águas, com direito à piscina natural e um banho refrescante em segurança – inclusive, ele é um excelente local para levar crianças! Portanto, a dica é ir cedinho e aproveitar o dia todo!

Estrada Real

Por fim, uma boa dica é fazer um caminho alternativo e passar pela estrada Real, que abre caminho para diversas cidades da região, como Ouro Preto. Para quem está com tempo, essa é uma oportunidade de conhecer locais históricos e um pouco mais da cultura do nosso país!

Dicas imperdíveis de lugares para se hospedar na cidade!

Hotel Fazenda Paraíso da Serra

Fonte: Booking

Agora que contamos onde você pode passear em Congonhas, vamos aos principais locais para se hospedar na cidade. Portanto, confira abaixo:

Hotel colonial, Congonhas MG

Quer ficar pertinho de todos os pontos turísticos e ainda se hospedar em um hotel antigo, com a arquitetura colonial preservada? Como resultado, nossa dica é que você fique no Hotel Colonial, que está localizado na Praça Basílica!

Em suma, ele conta com café da manhã grátis, wifi e quartos amplos!

Hotel Fazenda Paraíso da Serra

Quem quer o máximo de conforto e não abre mão de se cercar de natureza, o Hotel Fazenda Paraíso da Serra está um pouco afastado dos pontos turísticos, mas é ideal para curtir mais dias na cidade!

 

Portanto, se gostou das dicas de hoje compartilhe nas redes sociais com seus amigos!



Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Encontre sua PASSAGEM AÉREA