O que fazer na Ilha de Algodoal, Pará – Atrativos e Dicas!

Fonte: Canva
17/11/2023

O estado do Pará é repleto de lugares encantadores, alguns ainda pouco explorados e que merecem destaque. Porém, também existem outros lugares encantadores que merecem ser visitados no Pará, como a Ilha de Algodoal.

Esse paraíso oferece belezas naturais, praias lindas e muita tranquilidade, com aquele clima de cidade de interior único. Foi pensando nisso, que preparamos uma matéria completa sobre a Ilha, seus melhores atrativos, hospedagens e muito mais! Vem conferir!

Como chegar na Ilha de Algodoal

Belém do Para

Fonte: Canva

A Ilha de Algodoal, também é conhecida como Ilha de Maiandeua, fica no estado do Pará, na cidade de Maracanã. A porta de entrada para a ilha é saindo de Belém, capital do Pará. Por lá, você consegue acessar o local de carro ou ônibus.

De carro para Ilha de Algodoal

Você pode optar pela viagem de até Belém de ônibus ou avião e alugar um carro depois. Caso você esteja de carro, você vai acessar as rodovias PA-136 e a BR-316 e seguir em direção a Marudá, são aproximadamente 170km e a viagem dura cerca de 3h.

Chegando lá, você vai fazer a travessia até a ilha de barco. Mas, não se esqueça de conferir os horários de saídas de barcos durante o período que você viajar. Inclusive, uma informação sobre a ilha, é que não é permitido a circulação de automóveis. Então, se prepare para andar ou usar as charretes.

De ônibus para Ilha de Algodoal

Agora, de ônibus, você vai seguir o mesmo roteiro. Assim que chegar em Belém, você vai embarcar em um ônibus com destino a Marudá, existem rotas direto para a cidade saindo da capital. Depois, é só fazer a travessia e barco para a ilha.

Melhor forma de se locomover na Ilha de Algodoal

Por ser um local que preserva muito a natureza e leva muito a sério esse cuidado, são proibidos automóveis pela ilha. Então, a forma mais comum de locomoção é a pé mesmo. Porém, para visitar as praias, você pode optar por barcos e pela ilha também tem a opção de charrete.

O que tem para fazer em na Ilha de Algodoal

Terminal Hidroviário e Turístico de Algodoal

Fonte: Agência Pará Notícias

A Ilha de Algodoal tem aquele típico clima de cidade de interior, com pouco movimento, ruas de areia que não são permitidos veículos, praias lindas e uma natureza muito preservada. Esse é aquele destino perfeito para relaxar e aproveitar os atrativos do local.

Terminal Hidroviário e Turístico da Ilha de Algodoal

Assim que você chegar na Ilha, vai encontrar o Terminal Hidroviário e Turístico de Algodoal. Essa é sua primeira parada para ir ao banheiro, fazer um lanchinho, obter informações turísticas sobre o local e saber um pouco mais da ilha antes de começar a explorar.

Passeio de Barco pelo Furo Velho

Esse passeio de barco você não pode deixar de fazer. Ele atravessa as Ilhas de Algodoal e Fortalezinha, inclusive passa pela Lagoa da Princesa. Ao longo do passeio, que leva por volta de uma hora, você vai encontrar muito da fauna e flora local.

Conhecer a culinária local da Ilha de Algodoal

Certamente, essa é uma das melhores partes de viajar, apreciar a culinária local e experimentar diferentes tipos de pratos. Por lá, os pratos que são predominantes, na maioria das vezes, envolver frutos-do-mar, como peixe, caranguejo e camarão e também os pratos típicos da culinária Paraense, como tacacá, tapioca e açaí.

Ver as dunas de algodoal

Passear pelas dunas da ilha é um passeio imperdível, de muito contato com a natureza e contemplação da beleza do lugar. As areias brancas e fininhas formam um cenário perfeito junto a vegetação. A vista é realmente incrível e você ainda pode aproveitar para fazer skibunda no local. Um máximo, não é mesmo?

Casa do Carimbó na Ilha de Algodoal

Para mergulhar na cultura da região e saber um pouco mais sobre as tradições, a Casa do Carimbó é parada obrigatória. Por lá, você vai ter a oportunidade de assistir uma apresentação de Carimbó, que é um estilo de dança do Pará e aproveitar para aprender mais da cultura local.

Melhores praias da Ilha de Algodoal

Para em Belém do Pará

Fonte: Canva

As praias de Algodoal são verdadeiros paraísos, com paisagens únicas e opções para todos os gostos, desde praias com quiosques e restaurantes em toda extensão e bastante movimento até as mais desertas para relaxar completamente e entrar em contato com a natureza.

Praia da Princesa

Essa é uma das praias mais cheias da Ilha, repleta de quiosques e restaurantes em sua extensão, ou seja, estrutura é o que não falta. Além disso, ela é ótima para banho, com águas tranquilas e verdinhas.

Praia da Fortalezinha

Nessa praia você vai encontrar uma enorme diversidade de fauna e flora local, já que é mais deserta, sem muito movimento e pouquíssimos quiosques. Geralmente, o movimento maior na Praia da Fortalezinha é durante o final de semana. Então, não deixe de levar um lanchinho e água ao visitar a praia.

Praia da Vila do Algodoal

É aqui que as águas doces e salgada se encontram, então, você pode escolher em qual água prefere mergulhar e se refrescar. Uma maravilha, não é mesmo? Ademais, essa praia costuma ser movimentada, com uma boa estrutura por perto, inclusive de pousadas, caso queira se hospedar próxima à praia.

O que fazer a noite em Algodoal

Pessoas cantando carimbó

Fonte: Veja Rio

Para quem gosta de um agito, a noite na Ilha costuma ser bem movimentada, com diversos bares e restaurantes com música, muito carimbó e comidas deliciosas. Vale a pena tirar um tempinho para passear à noite na ilha e se divertir em alguns dos estabelecimentos com música ao vivo.

Estrutura do Local

Como já citamos anteriormente, todas as ruas da Ilha são de areia, então, leve isso em consideração ao visitar o local. A estrutura para receber turistas é ótima, com muitas pousadas e restaurantes pela ilha.

Onde se hospedar

Babylon Vintage

Fonte: Booking Babylon Vintage

Existem diversos tipos de hospedagem na ilha, desde hostels mais econômicos até pousadas mais sofisticadas, a melhor escolha vai depender do seu estilo de viagem.

O Hotel Mitologia Algodoal fica próximo à praia, possui uma piscina, jardim, restaurante e quartos bem equipados. Além disso, eles também servem café da manhã todos os dias.

Outra opção que é mais perto ainda da praia é o Babylon Village, que também possui piscina, uma boa estrutura nos quartos e café da manhã incluso na diária.

Onde comer

Açai do Belém do Pará

Fonte: Canva

Você não pode deixar de experimentar as comidas locais, na Ilha existem diversas opções, com diferentes tipos de culinária. Alguns restaurantes e bares são mais movimentados e contam até com música ao vivo.

O Bar da Pedra fica na Praia da Princesa, então a vista é incrível. O ambiente é bem animado e conta com diversos pratos típicos do Pará.

Mais uma opção é o restaurante da Pousada Marhesias, tem diversas opções, inclusive para quem não quer experimentar comida típica. Por lá, você encontra bastante da culinária italiana, como massas, pizza e até um vinho para acompanhar.

Dicas úteis para quem for visitar a primeira vez!

Algumas dicas importantes para sua viagem à Ilha de Algodoal ser ainda melhor, priorize levar roupas mais leves, já que esse é um destino de praia e bem calor. Já vai preparado para ficar sem internet por alguns períodos, o sinal de celular pela ilha é bem ruim e Wi-Fi de alguns estabelecimentos podem ficar com sinal fraco.

Por fim, você pode visitar o local em qualquer época do ano, mas, entre junho e agosto, a ilha fica mais vazia.

 

 

Praias preservadas, natureza encantadora e atrações incríveis aguardam por você na Ilha do Algodoal, já compartilha essa matéria com quem vai aproveitar esse paraíso com você!