Buda Gigante no Espírito Santo: Como ir, horário de visitação e Dicas!
Considerado o maior Buda do Ocidente e o segundo maior do mundo, tornou-se um dos cartões-postais do Espírito Santo e conta com várias outras atrações. O Buda Gigante está localizado no Mosteiro Zen Morro da Vargem, um local maravilhoso, e que além disso, transmite paz, contato com a natureza e contemplação.
Além disso, o local está situado em uma estrada estratégica, o que o torna acessível para quem está de passagem. Ainda, ele está muito próximo de Vitória, facilitando o acesso a partir da capital. Portanto, preparamos um artigo completo sobre o Buda Gigante, incluindo informações sobre como chegar, ingressos, horários de visitação, atrações e muito mais. Vem conferir!
Índice
Breve história sobre o Mosteiro Zen Morro da Vargem
O Mosteiro Zen Morro da Vargem foi fundado em 1974 pelos mestres Ryohan Shingu, Renpo Niwa Zenji e Ikko Narazaki, marcando o início do primeiro mosteiro zen budista da América Latina. Esse mosteiro segue a escola Soto Zen, uma tradição japonesa do século XIII, fundada por Mestre Dogen Zenji.
No início da construção, o Morro da Vargem enfrentava uma grande devastação ambiental. A paisagem estava com pouca vegetação resistindo ao redor. Por isso, os primeiros dias do mosteiro não foram fáceis, com templos improvisados em casebres de madeira e telhados de palha de palmeira. Além do mais, a iluminação era à base de lamparinas, e o acesso era através de trilhas íngremes.
Em suma, no Mosteiro o dia a dia é baseada na disciplina, posturas leves e uma mente livre. O bom humor também é uma característica dos monges. Os ensinamentos do Zen Budismo são passados de forma leve, engraçada e sem dogmatismos.
Como chegar no Buda Gigante
O Buda Gigante fica no Norte do Espírito Santo, na cidade de Ibiraçu, no Mosteiro Zen Morro da Vargem. Esse é o maior buda esculpido no Ocidente e o Mosteiro que ele fica é o primeiro da América Latina.
Para chegar na atração, você pode optar pela viagem de carro, ônibus ou até mesmo avião.
De carro, você vai seguir pela BR-101, conhecida como Rodovia Mário Covas, saindo de Vitória, capital do Espírito Santo, são apenas 70km de distância. Agora, caso você esteja planejando ir de ônibus, a viação águia Branca realiza a rota saindo de Vitória.
Por fim, você pode optar pela viagem de avião até Vitória e depois alugar um carro ou ir de ônibus até o Buda Gigante.
Como visitar o Buda Gigante
Um ambiente de muita paz, leveza e muita natureza ao redor, só por esses motivos já vale a pena visitar o local. Mas, é claro, que os 35 metros de altura (sem contar o pedestal) são impressionantes.
Inclusive, é maior que o Cristo Redentor no Rio. O monumento foi feito utilizando concreto, aço e ferro, possuindo 350 toneladas. Incrível, não é mesmo?
Ingressos
Não é cobrado a entrada para visitar o Buda Gigante, o ingresso é totalmente gratuito. Agora, caso você queira visitar o Mosteiro também, o valor é de R$ 15, que é para manter a manutenção da reserva ambiental. O pagamento deverá ser feito em dinheiro, pois o local não aceita outras formas de pagamento.
Menores de 7 anos não pagam e grupos a partir de 10 pessoas devem agendar a visitação por telefone, você encontra os números para agendamento no site do Mosteiro.
Horário de Visitação
O Buda Gigante pode ser visitado em qualquer dia e horário, ele fica aberto 24h. Ademais, para visitar o Mosteiro, só é possível aos domingos que não estiver chovendo, de 08h ÀS 10h, podendo permanecer no local até 12h.
Estacionamento
Por lá, você encontra dois estacionamentos, um para quem deseja visitar o Buda Gigante e o outro que é para os visitantes do Mosteiro.
Atrativos que você vai encontrar no Mosteiro Zen Morro da Vargem
Além de encontrar a segundo maior estatua do mundo de Buda, tem diversas atrações disponíveis pelo local para explorar.
Primeiramente, para quem gosta de estar em contato com a natureza e ter momentos de paz e tranquilidade, o local é o ambiente perfeito para isso. Com a Mata Atlântica bem preservada e muita calmaria, mesmo com a estrada ao lado.
Portal Torii
O Buda Gigante foi construído na Praça Torii, que é a área gratuita e de livre circulação do Mosteiro. Antes de chegar bem pertinho do monumento, há uma escadaria, neste local, encontra-se o Portal Torii. Passar por ele significa atravessar a fronteira entre o mundo material e espiritual. É como uma ponte que, ao mesmo tempo, separa e une os dois mundos.
Outras Estátuas
Além do Bunda Gigante, você encontra outras 15 estatuas de Buda sentado em meditação, porém, em versões menores. Essa quantidade tem um significado, para eles, essas estatuas simbolizam a serenidade, o número 15 é de repetição, para sempre se lembrar de manter a calma interior.
Jardim Zen
Na Praça Torii, você também encontra o Jardim Zen, também considerado o maior do Ocidente, ele é feito de areia, pedriscos e pedras, sendo um local de paz e perfeito para contemplar. Além disso, poderá relaxar com seus pensamentos.
Lago da Serenidade
Inclusive, no Jardim Zen, você encontra o Lago da Serenidade, com uma vista incrível para o Buda Gigante, que garante uma foto maravilhosa também.
Estrutura do Local
O Mosteiro Zen Morro da Vargem oferece uma ótima estrutura para receber visitantes. Ao visitar o local, você encontrará uma lanchonete, onde encontrará opções de lanches e bebidas, banheiros e um estacionamento.
Apesar de estar às margens da estrada, o local tem uma estrutura completa.
Dicas úteis para quem for visitar a primeira vez!
Lembre-se de que o Parque Torii, onde o Buda Gigante está localizado, fica aberto 24 horas por dia para visitação. No entanto, o Mosteiro Zen Morro da Vargem, abre apenas aos domingos em horários específicos.
Por questões de segurança, o Mosteiro fica fechado em dias chuvosos, pois a estrada pode ficar escorregadia. Portanto, é aconselhável verificar a previsão do tempo antes da sua visita e, se estiver indo com um grupo, agendar com antecedência.
Durante sua visita, você encontrará uma lanchonete e piqueniques não são permitidos no local. Além disso, vale ressaltar que não é permitida a entrada a pé no Mosteiro, e animais de estimação não são permitidos também.
Em suma, essa é uma ótima opção de passeio para quem estiver passando alguns dias em Vitória ou até mesmo se estiver passando pela estrada. Compartilhe essa matéria com quem vai aproveitar essa experiência única com você!