Ilha Fiscal – Rio de Janeiro: Passeios, História e Dicas!

27/01/2022
Vista Aérea Ilha Fiscal RJ

A Ilha Fiscal no Rio de Janeiro é um dos lugares mais imperdíveis de conhecer na cidade. Um passeio histórico incrível que todos os turistas ou mesmo moradores da região devem fazer uma vez na vida para ver de pertinho o Palácio cheio de história e com um visual maravilhoso.

No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre o que fazer na Ilha Fiscal, como chegar até lá e algumas dicas de roteiros imperdíveis. Portanto, confira abaixo!

 

+Veja também Ilha de Paquetá – O Que Fazer, Como Chegar e Dicas de Roteiros!

 

Como ir para a Ilha Fiscal saindo do centro do Rio de Janeiro?

Rio de Janeiro Ilha Fiscal

Fonte: Rede Rio Hotéis

Para chegar até a Ilha Fiscal saindo da Rodoviária do Rio de Janeiro, é bem simples com o transporte público. Portanto, anote os passos:

  1. Pegue o VLT linha L1. Se puder, compre o Riocard nas máquinas da estação para conseguir se locomover melhor pela cidade.
  2. Siga até a Estação São Bento. De lá, você pode seguir a pé até a Ilha Fiscal.
  3. Outro caminho é através do VLT Linha L2, com descida na estação Praça XV.

De lá, siga por um viaduto estreito que dará até a Ilha Fiscal. Mas lembre-se de que é preciso comprar os ingressos antes do viaduto, próximo da estação das barcas, como explicaremos abaixo.

  • Dica: Em suma, antes de passear na Ilha Fiscal, por esse trajeto você também pode conhecer o Espaço Cultural da Marinha, que fica ao lado e é onde você irá comprar o seu bilhete.

Informações sobre o passeio na Ilha Fiscal: Preços e horários

Como explicamos acima, é preciso comprar o Bilhete para Ilha Fiscal no Espaço Cultural da Marinha, que fica ao lado. Os valores são:

  • Inteira: aproximadamente R$ 36,00
  • Meia: aproximadamente R$18,00

Os horários são: de quinta a domingo em três horários, às 12h30, às 14h e às 15h30. Os ingressos podem ser comprados das 11 horas até às 15:10. O passeio é feito de escuna ou de van, dependendo do tempo no dia.

História da Ilha Fiscal

Ilha Fiscal Rio de Janeiro

Fonte: Quanto Custa Viajar

A Ilha Fiscal ficou famosa por receber o último baile do Império em seu palácio, onde era comemorado as Bodas de Prata do casamento da Princesa Isabel com o Conde D’eu. Também conhecida como Ilha dos Ratos, ela abrigou centenas de eventos da realeza portuguesa e hoje se tornou um dos lugares mais interessantes de conhecer para quem ama história do Brasil.

Construído no século 19 por Dom Pedro II, a Ilha também foi o gabinete de seu governo, por isso, seu peso histórico é gigantesco e por lá existem diversos itens preservados até os dias atuais.

Além da possibilidade de conhecer o espaço, é possível também realizar eventos na ilha, que está aberta à locação para festas de debutantes, congressos e até casamentos. É um lugar incrível e que tem tudo para ser o cenário perfeito para uma festa de tirar o fôlego.

O fazer na Ilha Fiscal? Como aproveitar o passeio?

Palacete

Fonte: Marinha do Brasil

O passeio para a Ilha Fiscal no Rio já é incrível por si só. Chegar lá de escuna é uma aventura que agrada crianças e adultos de todas as idades. Portanto, separamos mais alguns atrativos do local:

Conhecer o Palacete e sua história

Primeiramente, o grande atrativo da Ilha é seu peso histórico. Gabinete do Governo Imperial, palco de eventos da realeza e repleta de documentos, pinturas e obras históricas, a Ilha Fiscal vai te entreter por muito tempo em meio à essa viagem para o passado.

Como os passeios são guiados, você e sua família vão adorar saber mais do que aconteceu naquela região, do porquê a ilha foi construída e outras informações que vale a pena ter sobre o nosso país.

Além disso, a construção neogótica é incrível e vai te fazer viajar no tempo para a época onde Imperadores viviam em nosso Brasil!

Tomar um Chá da tarde

De tempos em tempos, um evento bem bacana acontece na Ilha Fiscal: o Chá da Tarde, com direito à música ao vivo, chá servido como nos tempos do Império e um visual maravilhoso. Vale a pena perguntar na bilheteria quando o evento ocorrerá novamente para que você possa aproveitá-lo ao máximo!

Observar a vista incrível da ilha

A vista da Ilha para o Pão de Açúcar é algo que dificilmente você irá esquecer, seja no caminho para chegar lá, como no próprio local. Esse é um daqueles passeios que mesclam história com a natureza impecável e única do Rio de Janeiro. Vale muito a pena conhecer e se apaixonar ainda mais pela cidade maravilhosa!

Dicas finais sobre a Ilha Fiscal no Rio

Ilha Fiscal e mar RJ

Fonte: Elas Viajando

Em resumo, separamos abaixo algumas dicas para quem pretende ir à Ilha Fiscal no Rio:

  • Quando ir: Evite dias muito cheios ou você terá problemas com filas. Tente visitar durante a semana ou compre seu bilhete com antecedência.
  • Clima ideal: Se o tempo estiver com o céu azul e poucas nuvens, será melhor para ver a paisagem e garantir que o trajeto será feito de escuna.

 

Gostou das dicas de hoje? Portanto compartilhe nas redes sociais com seus amigos! Até a próxima!



Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Encontre sua PASSAGEM AÉREA