Onde Fica Serrinha do Alambari? Pousadas, Atrativos e Dicas!

14/03/2022
Cachoeira Serrinha do Alambari RJ

Se você é apaixonado por paisagens deslumbrantes e o verdadeiro contato com a natureza, a Serrinha do Alambari é uma opção sensacional e que deve ser considera para as suas próximas férias.

Cercado por cachoeiras de águas geladas, é um ótimo refúgio para quem está precisando de tranquilidade, ou quer se reconectar com a natureza. É uma área de proteção ambiental, e pode ser uma opção bate volta, para quem está na cidade do Rio de Janeiro ou arredores. Portanto, acompanhe!

Onde fica localizada a Serrinha do Alambari

A região está a 186 km de distância da capital carioca, Rio de Janeiro. A Serrinha do Alambari fica entre duas também famosas cidades: Penedo e Visconde de Mauá, cidades que também tem muito a oferecer em turismo.

Como chegar na região

Entrada da região da Serrinha do Alambari

Fonte: Prefeitura de Resende

Saindo do Rio de Janeiro você pode ir de ônibus, e para isso deve chegar a rodoviária de Resende, onde deve pegar o ônibus da linha 310 (Rodoviária x Capelinha x Serrinha), Viação São Miguel.

Se preferir, o carro também é uma opção, e da capital até o destino vai gastar em torno de 3 horas. Chegando ao centro do Rio siga na Rodovia Presidente Dutra (BR-116) em direção a Visconde de Mauá.

Quando você passar por Resende, deve seguir até o km 311 que é onde você vai pegar a saída para Penedo (RJ-163). Passando a entrada de Penedo continue seguindo por mais 4 km até chegar a Serrinha do Alambari.

Restaurantes em Serrinha do Alambari

Chegando por lá você vai precisar de boas opções de restaurantes onde a comida seja incrível, e o preço acessível. Portanto, separamos 3 opções que podem te agradar bastante:

Loazô Restô

Loazô Restô - Serrinha do Alambari

Fonte: Classe Turista

Uma ótima opção para quem busca um ambiente agradável, carta de vinhos excelente e gastronomia impecável. Com várias avaliações positivas, o restaurante promete uma experiência única.

Você poderá se deliciar com o cardápio enquanto admira a paisagem natural que cerca o estabelecimento.

Onde fica?

  • R. K, 85 – Penedo, Itatiaia – RJ, 27580-000

Truta Viva

Prato de comida com Truta

Fonte: Receitaria

Essa é uma opção para quem quer vivenciar uma verdadeira experiência de vida na natureza, afinal é você que pesca o que vai ser preparado e servido. Se você gosta de pesca se sentirá em casa, se não, pode viver a experiência com auxílio dos profissionais que ficam a disposição.

É um ambiente bem agradável que foca 100% na natureza. A comida é divina, e o preço é junto! Ótimo lugar para aproveitar com a família ou amigos.

Onde fica?

  • R. D-D, 181 – Alto Penedo, Itatiaia – RJ, 27580-000

Bartho Cervejas Especiais

Fachada da Bartho Cervejas Especiais

Fonte: Fousquare

Essa é uma opção para quem ama uma cerveja e busca uma opção para descontrair e viver momentos divertidos durante a viagem. No Bartho você vai encontrar várias opções de chopps artesanais e drinks locais bem gostosos.

O cardápio também agrada bastante, principalmente os hambúrgueres com a cebola caramelizada. O ambiente é bem agradável também, ideal para uma tarde ou noite com os amigos.

Onde fica?

  • Av. das Mangueiras, n. 1660 – lojas 6 e 7 – Penedo, Itatiaia – RJ, 27580-000

Pousadas da região

Para se hospedar você pode optar pelas pousadas, que na região vão proporcionar excelente conforto e em alguns casos até mesmo economia. Então, vale conferir algumas opções:

Pousada Conquista – Serrinha do Alambari

Quarto da Pousada Conquista

Fonte: Booking

Essa aqui é uma opção para quem busca a proposta central desse roteiro: conexão com a natureza. A Pousada Conquista oferece conforto, comodidade e opções de passeios ao ar livre.

Está a poucos metros do Camping. Suas acomodações contam com banheiro privativo, TV e micro-ondas. Você pode aproveitar o delicioso café da manhã em meio a paisagem, ou quem sabe curtir o por do sol em volta da fogueira.

Onde fica?

  • Serrinha do Alambari S/n Zona Rural 800 Metros depois do Camping Clube Serrinha do Alambari, Resende – RJ, 27500-000

Pousada Aconchegos Ile de France

Pousada Aconchegos Ile de France

Fonte: Booking

Se você busca um lugar para se aproximar da natureza, mas não curte emergir tanto na ideia, a Pousada Aconchegos pode ser uma ótima opção para você. Com piscina ampla, estacionamento próprio e quadra de vôlei, promete te conquistar.

Aqui você tem um meio-termo bem legal, está em um ambiente calmo, tranquilo e com muito verde, mas sem perder as comodidades da “civilização”.

Onde fica?

  • Estr. do Córrego Frio, 456 – Penedo, Itatiaia – RJ, 27580-000

Pousada Caram – Serrinha do Alambari

Pousada Caram Serrinha do Alambari

Fonte: Google.com

Bem pertinho do Parque Nacional, essa pousada está praticamente na mata. Por aqui você tem opções de entretenimento ao ar livre em grande quantidade, mas também pode aproveitar as acomodações.

Com piscina e salão de jogos, você pode aproveitar bons momentos ao lado da família ou amigos. A comida também é uma boa pedida, e as acomodações são bem confortáveis.

Onde fica?

  • Estrada Top Clube, Km 5, s/n – Serrinha, Resende – RJ, 27200-000

Pousada Namatacabana

Pousada Namatacabana

Fonte: Expedia

Que tal optar por um chalé super romântico? Se você pretende passar esses dias a dois, a Pousada Namatacabana é a sua escolha perfeita!

Os chalés são bem bonitos e confortáveis, equipados com tudo o que você vai precisar e um pouco mais. Na opção mais básica você terá:

  • Quarto
  • Sala
  • Varanda
  • Área coberta
  • Tv
  • Geladeira
  • Lareira
  • SPA com Hidromassagem

Onde fica?

  • Serrinha do Alambari – Estr. dos Artesãos – Agulhas Negras, Resende – RJ, 22753-706

O Jardim Pousada Boutique

O Jardim Pousada Boutique

Fonte: Booking

Ótima opção para quem vai a dois ou sozinho. Tem uma boa estrutura e quartos bem confortáveis, no entanto, pode ser uma opção um pouco mais salgada em comparação as outras.

Oferece piscina, jardim amplo, quartos com lareira e banheiras de hidromassagem, ar condicionados quente e frio e edredom 100% pluma Trussardi.

Onde fica?

  • Tv. Dr. Alberto Saade, 89 – Penedo, Itatiaia – RJ, 27580-000

O que fazer? Atrativos de Serrinha do Alambari

Tudo bem, já vimos lugares para você se acomodar, lugares para você comer, como chegar até lá… Agora precisamos ver o que você pode fazer por lá para se divertir.

E o que não faltam são opções, mas selecionamos algumas opções que não podem ficar fora da sua lista, como por exemplo:

Trilhas

Serrinha do Alambari Trilha

Fonte: Descubra a Essência do Rio

Vários pontos que você precisa conhecer, por lá precisam passar por uma trilha, e se você não é experiente nessa atividade pode ficar tranquilo, por que elas são bem leves e super bem sinalizadas, além de possuir ótima infraestrutura.

Então prepare as “roupas leves e tênis” para curtir cachoeiras incríveis após a trilha.

Cachoeiras

Cachoeira Poço do Dinossauro Serrinha do Alambari

Fonte: Trilhas e Aventuras

Entre as trilhas que dão para as cachoeiras mais procuradas estão as que levam a Poço do Céu e ao Poço do Dinossauro. Ambos ficam fora da área do camping em uma área privada.

Para ter acesso por lá você vai precisar pagar uma taxa (apenas em dinheiro) direto para o guia que te acompanhará. Como dito anteriormente, as trilhas são bem sinalizadas então você não vai ter problema para chegar ao destino.

Com apenas 20 minutos de caminhada vai chegar ao Poço do Céu, e se andar mais 10 minutinhos chega ao Poço do Dinossauro.

Nos dois você vai encontrar a mesma coisa: águas verdes cristalinas super geladas. Além dessas suas cachoeiras, também vale a pena visitar:

  • Bananal
  • Da Coruja
  • Duchinha
  • Pinguela
  • Dourado

Serrinha do Alambari Camping

Fogueira e barraca de camping

Fonte: Mala de Aventura

Se você quer viver a experiência de um acampamento, o Camping Clube do Brasil vai atender muito bem suas expectativas. O CCB, como também é conhecido, é o lar de incríveis poços e cachoeiras da Serrinha, e a grande maioria dos turistas opta por se hospedar por lá.

Ficando por lá você vai ter acesso a lindas piscinas naturais, chuveiros aquecidos, quadras esportivas, saunas com estilo rustico, quiosques, e pontos de energia para recarregar baterias de trailers.

Vale destacar que ao se hospedar no camping, você não vai precisar pagar a entrada do parque.

Dicas para aproveitar a região da Serrinha do Alambari 

Portal Serrinha do Alambari RJ

Fonte: Entre Mochilas e Malinhas

Na hora de planejar sua viagem é importante seguir algumas dicas para evitar imprevistos, garantir segurança e aproveitar cada momento ao máximo. Essas são as principais:

Condições Climáticas

O melhor período para visitar a região é entre abril e outubro, porque nesses meses as temperaturas ficam entre 17ºC e 30ºC. De novembro a março é bom evitar as viagens porque chove bastante, e as trombas d’água são mais recorrentes.

Airbnb

Em suma, se você buscar acomodações na região não vai encontrar, o mais recomendado é optar pelo Camping ou um dos hotéis que listamos aqui, que são bem próximos da Serrinha.

Agora se realmente quiser um local apenas para você, busca casas em Penedo que fica apenas 20 minutos de carro da Serrinha do Alambari.

Crianças

Existem muitas opções de atividades para crianças, como os poços, cachoeiras e até playgrounds no Camping. No entanto, é válido ver antecipadamente o tempo de caminhada e a dificuldade da trilha, para evitar riscos com os pequenos.

 

Portanto, se gostou do nosso artigo compartilhe com amigos e familiares!



Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Encontre sua PASSAGEM AÉREA