Serra da Beleza em Conservatória – Como Chegar, Atrativos, Dicas e Mais!

Fonte: Canva
25/08/2023

Conhecida pelas belas paisagens, cadeia de montanhas e até pela presença de OVNIS. Se os extraterrestres realmente fizeram uma visitinha a Serra da Beleza em Conservatória, não podemos afirmar, mas que o local é realmente cheio de belezas naturais únicas, isso é verdade!

Ela está localizada no interior do Rio de Janeiro e bem perto de Minas, não é à toa que a região tem bastante influência mineira. Então, vem com a gente explorar onde fica, como chegar e os atrativos desse paraíso!

 

+Veja também O Que Fazer Em Teresópolis – Atrativos, Hospedagens e Dicas!

 

Onde fica a Serra da Beleza

Conservatória, em Valença

Fonte: Site Vale do Café

A Serra da Beleza fica em Conservatória, que é distrito da cidade de Valença, localizada no interior do Rio de Janeiro. Apesar de ficar no estado do Rio, a cidade tem traços de Minas Gerais em sua cultura e arquitetura.

Como chegar na Serra da Beleza

Visão Panorâmica da Serra da beleza em Conservatória

Fonte: Wikimedia Commons

Existem algumas opções para chegar na Serra da Beleza, caso você queira conhecer o local de avião, o aeroporto mais próximo fica na cidade do Rio, cerca de 150km de Conservatória.

Outra opção é viajar de ônibus até a Rodoviária do Rio. Depois, você pode optar por alugar um carro e seguir em direção à estrada RJ-137. Assim que chegar no distrito, você irá em direção a Santa Isabel e chegará no atrativo. Ou também pegar um ônibus do Rio para Conservatória.

O que fazer na Serra da Beleza

A Serra da Beleza não possui este nome atoa! De fato, ela possui passagens incrivelmente bonitas e ideais para relaxar, observar a natureza e curtir com os amigos e familiares o que ela proporciona. Agora, veja algumas dicas do que fazer:

Mirante da Serra

Mirante da Serra da Beleza

Fonte: Mapio Net

Não tem como ir a Serra e não apreciar a sua vista, não é mesmo? O Mirante da Serra tem uma visão maravilhosa para o Vale do Rio Preto. Além de ser o ponto mais alto da Serra, é um dos mais lindos e visitados também.

Ademais, a estrutura do local é ótima, possui restaurante, banheiro e vários espaços que rendem altas fotos, como o balanço!

Aproveite para visitar o mirante no final da tarde para pegar o pôr do sol, a vista que já é bonito, fica mais ainda. Para chegar lá é fácil, é bem localizado e tranquilo de acessar.

Pico dos Ovnis na Serra da Beleza, em Conservatória

Pico dos Ovnis em Conservatória

Fonte: Catetear Notícias

Esse local já foi tema de reportagens ao redor do mundo e é muito apreciado por ufologistas e estudiosos da área. Essa é uma área com muitos elementos radioativos, então isso facilita com que acreditem que lá seja uma espécie de passagem para outros planetas, onde naves pousariam para energizar.

 

+Veja também Como Chegar a Aparecida do Norte Saindo do Rio de Janeiro!

 

Pontos Turísticos próximos a Serra da Beleza

Ponte dos Arcos em Conservatória

Fonte: TripAdvisor

Não é só a vista que você vai apreciar na Serra da Beleza, existem outras opções de atrativos próximos que valem a pena visitar;

Túnel que chora

Esse túnel do século XIX, teve até sua inauguração com a presença da então Família Imperial na época, ele é de pedra, na forma natural, a iluminação é pouca e com luminárias bem antigas. Ele foi construído por escravos e sua estrutura é mantida até hoje.

Se você está se perguntando o motivo do túnel levar esse nome, é bem simples, escorre água nas paredes do túnel, pois tem uma nascente naquela área. Por isso, o nome ficou Túnel que chora, mas também é conhecido como Túnel Maria Nossar.

Ponte dos Arcos

Bem próximo do Mirante da Serra, fica mais um atrativo, a Ponte dos Arcos. São mais ou menos 12 metros de altura e 100 metros de extensão. A ponte foi inaugurada com a presença de Dom Pedro II e foi construída por escravos, seguindo arquitetura egípcia, apenas com pedras, cal e óleo de baleia.

Cachaçaria Vilarejo

Você gosta de cachaça? Então não pode deixar de visitar a cachaçaria, repleto de cachaças artesanais, podendo ver de perto a produção, levar para casa ou até mesmo de lembrancinha opções da bebida. Além disso, o local conta com outros produtos feitos artesanalmente, como linguiça, queijo, café, entre outros.

Igreja Matriz de Santo Antônio

Para quem gosta de conhecer igrejas ou é religioso, a Igreja Matriz de Santo Antônio fica em Conservatória e a parte mais interessante é a história por trás da construção da igreja.

Antigamente, essa era uma capela da época do Brasil Colônia, usada para catequizar os índios. Mas teve um incêndio e acabou com a estrutura, e foi nesse momento que os moradores tiveram a ideia de construir no lugar essa igreja.

Locomotiva de Conservatória

Uma das atrações de Conservatória é a Locomotiva, ela fica no centro da cidade. Ela veio dos Estados Unidos e fazia algumas viagens pela região na época do apogeu da produção cafeeira no Vale do Café. Hoje em dia, ela é um dos cartões postais do local e recebe vários visitantes que adoram tirar foto no local e admirar.

Ecoturismo e Esportes para realizar na região

Mulher feliz vivendo o ecoturismo

Fonte: Canva

Se você gosta de se aventurar, de praticar esporte e estar em contato com a natureza, essa é a dica perfeita para você aproveitar mais ainda a região. Em Conservatória, tem bastante opção que envolve ecoturismo, como trilhas, tirolesa e rapel.

Tirolesa Ecotur Conservatória

Para quem gosta de adrenalina, precisa conhecer a Tirolesa Ecotur, ela fica na Serra da Beleza, então além da aventura você vai poder apreciar uma vista única da região e claro, esse passeio vai render fotos maravilhosas.

Bike

Para os ciclistas, em Conservatória é repleto de trilhas de bicicleta, inclusive na Serra da Beleza. Geralmente, as trilhas são em meio à natureza e você vai apreciar cada cantinho durante o passeio. A região já tem uma história com o esporte, já que muitas pessoas apreciam e gostam de praticar perto de locais com mata, ar fresco e clima mais de interior.

Dicas finais para aproveitar a Serra da Beleza, em Conservatória

Serra da Beleza

Fonte: Wikimedia Commons

Conservatória também é conhecida como a cidade da seresta e leva esse nome pela tradição dos seresteiros tocarem na cidade com clima apaixonado, então o que não falta na cidade é música.

Além disso, não deixe de dar uma voltinha no centro, conhecer os restaurantes, cafeterias, visitar as lojinhas de artesanato e até mesmo levar uma lembrancinha para casa ou para presentear. O melhor é que você consegue aproveitar muito da cidade em um final de semana, já que a maioria dos passeios ficam próximos.

 

Por fim, não deixe de visitar essa região encantadora e compartilhe essa matéria com quem vai aproveitar a Serra da Beleza em Conservatória com você!