Visite o Theatro Municipal e a Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro!

29/11/2021
Fachada Theatro Municipal do Rio de Janeiro

O Theatro Municipal e a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro são dois lugares bastante visitados pelos cariocas e especialmente pelos turistas que vão à cidade maravilhosa, seja pela primeira vez ou não.

No texto de hoje, trouxemos todas as informações necessárias para que você possa fazer essa visita da forma mais confortável possível, explicando como chegar saindo do centro do Rio de Janeiro, onde comprar ingressos e os principais atrativos de ambos os locais.

Portanto, confira abaixo tudo que separamos!

 

+Veja também Hotéis no Centro do Rio de Janeiro: Conheça os Melhores!

 

Como chegar no Theatro Municipal e na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro?

Para quem sai do centro do Rio de Janeiro, é bastante simples chegar no Theatro Municipal e na Biblioteca Nacional do Rio. Portanto, separamos ambas as rotas abaixo:

  • Theatro Municipal: Para chegar ao theatro, basta pegar o VLT linha L1 e descer na estação Carioca. Ela fica localizada bem em frente ao seu destino final.
  • Para chegar na Biblioteca Nacional: Faça exatamente o mesmo trajeto, porém, caminhe um pouco mais, cerca de cinco minutos até a biblioteca.

Informações Úteis sobre o Theatro Municipal e Biblioteca Nacional

Agora que você já sabe como chegar no Theatro Municipal e na Biblioteca Nacional, vamos trazer algumas informações úteis sobre os locais, como ingressos e horário de funcionamento. Dessa forma, confira!

Theatro Municipal

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Fonte: Diário do Rio

Localizado bem na parte central história do Rio de Janeiro, em suma, o Theatro Municipal é um dos lugares mais imperdíveis da cidade. Nele, existem centenas de opções de eventos, galerias e espaços bacanas para visitar, além de ser por si só um monumento para o Rio.

  • Ingressos: Os ingressos para o Theatro Municipal podem ser comprados pelo site do Ingresso Rápido ou na bilheteria local. Os preços variam dependendo do que você pretende ver.
  • Horário de funcionamento: Em suma, o Theatro está aberto todos os dias e fecha quando o último espetáculo acaba. A visita guiada, porém, acontece de terça a sexta, nos horários das 12, 14 e 30 e 16 horas. Aos sábados, as visitas ocorrem nos horários das 11, às 12 e às 13 horas.

Biblioteca Nacional

Área interna da Biblioteca

Fonte: Biblioteca Nacional

Em resumo, a Fundação Biblioteca Nacional fica na Avenida Rio Branco, pertinho do Theatro Municipal. Além do belíssimo prédio histórico onde ela está localizada, ela conta com um acervo gigantesco de obras e eventos que ocorrem de tempos em tempos.

  • Ingressos: Em suma, não há cobrança de ingressos na Biblioteca Nacional, embora seja preciso pagar R$1,00 para deixar seus pertences em um armário automático. Após o uso, porém, a moeda é devolvida.
  • Horário de Funcionamento: A visita guiada à Biblioteca e acontece de segunda à sexta-feira, das 10 horas às 17 horas. Ela está disponível em inglês, português e em espanhol. Já o horário para visitação comum acontece de segunda a sexta-feira, das 10 horas às 19 horas.

Após esse horário, o espaço fecha e fica disponível apenas para eventos fechados. Em síntese, caso você queira fazer uma visita em grupo, é preciso ligar na Biblioteca para realizar o agendamento.

O que fazer no Theatro Municipal e Biblioteca Nacional? Atrativos imperdíveis!

Além dos imponentes prédios históricos, ambos os locais oferecem uma programação incrível e podem render um passeio imperdível. Separamos algumas atrações de cada um deles, portanto confira:

Theatro Municipal

Interior do Theatro Rio de Janeiro

Fonte: Veja Rio

Em síntese, o lugar onde a sorana Maria Callas se apresentou em 1923 hoje é palco de espetáculos imperdíveis e considerados um dos maiores do mundo. Entre eles, os destaques são as apresentações de ballet e as orquestras sinfônicas que estão sempre presentes no Theatro.

Além disso, o visitante ainda pode apreciar um belo tango e até apresentações de piano clássico. Vale a pena olhar a programação completa do Theatro Municipal e descobrir o que você pode encontrar no dia da sua viagem ao Rio de Janeiro.

Biblioteca Nacional

Fachada Biblioteca Nacional

Fonte: Biblioteca Nacional

A Biblioteca Nacional é um dos lugares mais indicados para os apaixonados por livros e arte. No espaço cultural Eliseu Visconti, inaugurado em 2002, o visitante tem acesso a um acervo incrível de obras de arte do pintor, que datam do século XIX e XX

Sobretudo, é interessante  fazer a visita guiada, conhecer as escadarias do prédio histórico, descobrir mais sobre a história da Biblioteca e seus segredos.

Em suma, os catálogos da Biblioteca vão desde pinturas, obras de arte, esculturas e livros raríssimos. Quem mora perto do prédio pode usar o local para estudar e se inspirar pela rica história que ele guarda. Portanto, seja qual for seu passeio, temos certeza de que será incrível!

 

Afinal, gostou das nossas dicas de hoje sobre os passeios ao Theatro Municipal e à Biblioteca Nacional? Portanto, não deixe de compartilhar o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares.



Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Encontre sua PASSAGEM AÉREA