Como Chegar na Caverna do Diabo – Atrativos e Dicas Úteis!

Fonte: Canva
13/09/2023

O estado de São Paulo reserva muitos atrativos encantadores e inimagináveis, onde a prática do ecoturismo é muito comum. Um exemplo é a Caverna do Diabo, considerada uma das cavernas mais bonitas e incríveis do país, com formações rochosas, estalagmites e estalactites impressionantes.

Localizada no Parque Estadual da Caverna do Diabo, a caverna possui 6 mil metros de galerias, embora apenas 600 metros possam ser visitados. O acesso é fácil, e a beleza compensa toda a jornada.

Certamente, você vai se encantar e amar conhecer a Caverna do Diabo e toda beleza que fica no parque!

Como chegar à Caverna do Diabo

Estrada

Fonte: Canva

A Caverna do Diabo fica na cidade de Eldorado, em SP, a aproximadamente 4 horas da capital paulista. Então, saindo de carro de São Paulo, você deverá pegar a Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), até Jacupiranga.

Para acessar Eldorado, siga na SP-193 e SP-115. Agora, já em direção ao parque, só seguir em direção a Serra do André Lopes. Ao longo do caminho, você vai encontrar placas indicando a Caverna do Diabo.

Parque Estadual da Caverna do Diabo

Caverna do Diabo

Fonte: Canva

O principal atrativo do parque é a Caverna do Diabo, que atrai diversos turistas ao longo do ano. Porém, o parque é repleto de outras atividades voltadas a prática do ecoturismo, como cachoeiras e trilhas.

Inclusive, é no parque que fica a cachoeira mais bonita do estado de São Paulo, a Queda do Meu Deus.

Visual da Caverna do Diabo

Visual da Caverna do Diabo

Fonte: Caverna do Diabo Aventura

Caverna do Diabo ou Gruta da Tapagem, a caverna é conhecida por esses dois nomes. Além de ser a maior do estado, é uma das mais bonitas e impressionante também. São cerca de 6 mil metros de extensão, mas apenas 600 metros é liberada para visitação.

A caverna possui formações rochosas espetaculares e todo o trajeto deve ser feito com o auxílio de um guia.

Ademais, o local conta com um riacho, escadarias, iluminação artificial, passarelas e corrimões para auxiliar no caminho até os salões, que são nomeados.

Por exemplo, no salão chamado Catedral, você vai se deparar com imponentes figuras formadas por longos anos da água pingando, que são as famosas estalagmites e estalactites.

Estalactites e estalagmites

Estalactites e estalagmites

Fonte: Canva

As estalactites e estalagmites fazem parte de todo o cenário deslumbrante da caverna, essas formações se dão devido ao gotejamento de água no calcário.

A diferença entre elas, é que a estalactite se forma no teto e a estalagmite no chão. Então, esse é um processo que leva muitos anos para chegar nesse formato. São verdadeiras esculturas moldadas pela natureza. Incrível, não é mesmo?

Horário de funcionamento, ingresso e visitação na caverna do diabo

A visitação na Caverna do Diabo só acontece com guias preparados, então você vai precisar fazer um agendamento prévio pelo site oficial da caverna e contratar um guia para fazer o passeio no interior da caverna.

Agora, para quem quiser passear pelo parque, aproveitar as trilhas, as cachoeiras e o em torno da caverna, pode garantir o ingresso antecipado no mesmo site ou tentar comprar na hora, mas tem chance de não ter mais vagas.

O valor é de R$ 19,00 inteira e R$ 9,50 meia-entrada, esse passeio não precisa contratar o guia. É interessante conferir nas normas do site quem tem direito a meia-entrada e gratuidade no ingresso.

A visitação leva cerca de uma hora e o parque tem uma boa estrutura, com banheiros e lanchonete.

O horário de funcionamento do parque normalmente é de terça-feira a domingo, de 8h às 17h. Segunda-feira só abre durante feriados prolongados. Mas, é importante conferir no site o horário de cada atração, pois pode variar.

Trilhas mais populares do Parque Estadual Caverna do Diabo

Trilha do Parque Estadual Caverna do Diabo

Fonte: Expedições Latinas

A Caverna do Diabo não é o único atrativo no parque, muito pelo contrário, no local existem diversas trilhas e cachoeiras para aproveitar. Então, enquanto estiver no parque, conheça esses atrativos também:

Trilha da Cachoeira do Araçá

Essa trilha te leva a 3 quedas d’água, a primeira é para admirar, a segunda é perfeita para dar um mergulho refrescante e a terceira é para reabastecer a garrafinha de água direto na fonte. O acesso é muito tranquilo, apenas 30 minutos de caminhada e menos de 1km de extensão.

Trilha do Mirante do Governador

Essa trilha te leva a uma vista incrível do Vale do Ribeira, passando em meio à natureza. Ela tem um nível de dificuldade mais difícil, pois são quase 2km de extensão com subidas, levando mais ou menos duas horas para fazer o trajeto.

Roteiro Tradicional Diurno e Noturno com observação de Cogumelos

Esse é o caminho tradicional da Caverna do Diabo, ele é bem tranquilo e são aproximadamente 1,2km para ir e voltar. Pode ser feito durante o dia ou a noite, onde tem a possibilidade de admirar cogumelos bioluminescentes. Essa trilha possui corrimão, escadas e boa iluminação.

Travessia Caverna do Diabo

Essa opção é para os verdadeiros aventureiros, são 12h caminhando entre rios e obstáculos. Mas, antes dessa aventura, tem um preparo completo para aguentar esse desafio.

Grandes Salões

Mais uma opção para os aventureiros, com 7 horas de caminhada na caverna, passando por obstáculos, cachoeiras, rios subterrâneos e muitos desafios.

Roteiro do Rio

Para esse passeio, leve lanterna, porque você irá passar por áreas escuras, sem iluminação e dentro do rio. Além disso, precisa de uma dose extra de disposição e tem que ser bem aventureiro, pois são 3h andando. Mas o caminho compensa, ao final, você vai encontrar a Cachoeira Garganta do Diabo.

Roteiro Erectus

Esse roteiro, permite que você tenha uma vivência mais profunda na caverna, sem iluminação e a estrutura que tem o caminho tradicional. Para esse trajeto, é necessário usar equipamentos, como lanterna e capacete.

Roteiro com rapel

Esse é um roteiro parecido com o erectus, já que não tem iluminação e interferência para conhecer a caverna. Porém, com um obstáculo no caminho e para seguir, você deve usar a técnica de rapel.

Hotéis e Pousadas por perto

Pousada Recanto da Cachoeira

Fonte: Booking Pousada Recanto da Cachoeira

O Parque Estadual da Caverna do Diabo fica um pouco afastado do centro de Eldorado, mas, por ser um lugar turístico e muito frequentado por visitantes, existem algumas pousadas e chalés próximo ao parque. Separamos algumas opções para ajudar no planejamento da sua viagem!

Chalé Ebenézer

Com uma ótima localização, ficando a 10km da caverna do Diabo e de outras atrações também, como a Queda do Meu Deus e o Vale das Ostras. O Chalé Ebenézer possui Wi-Fi, TV, bar e fica no meio das montanhas.

Chalé Recanto da Cachoeira

Também bem localizado, o Chalé Recanto da Cachoeira do local a caverna você leva 10 minutos de carro. A acomodação é confortável, possui Wi-Fi e uma vista linda.

Pousada Recanto das Águas

Mais próximo do centro de Eldorado e um pouco mais afastada do parque, a Pousada Recanto das Águas é uma boa opção caso você queira ficar próximo da cidade e um lugar mais estruturado. A pousada possui restaurante, bar, jardim, piscina e serve café da manhã.

Onde comer próximo à Caverna do Diabo

Restaurante da Caverna do Diabo

Fonte: TripAdvisor

Por ficar em uma área de mais natureza, o parque é mais afastado da cidade e isolado. Então, dificilmente você terá uma diversidade de opções de restaurante. Porém, existem algumas opções nos arredores. Vem conferir!

Certamente, o restaurante da Caverna do Diabo é mais prático, pois ele fica dentro do parque. Tem opções de carnes variadas, saladas, sanduíches e diversos outros lanches.

O Kaverna Restaurante e Lanchonete é uma das únicas opções para comer que seja tão perto da Caverna do Diabo. O legal é que tem opções de lanche, almoço e petisco.

Por fim, o Boteco do Juca, essa opção fica no centro de Eldorado, então não é tão próxima da Caverna. Porém, é uma boa escolha caso esteja passando ou se hospedando na cidade. O local oferece música ao vivo, drinks e uma batata recheada que é muito bem falada.

Dicas úteis para quem vai visitar pela primeira vez!

É essencial se atentar ao que vai se vestir para fazer o passeio, o local é cercado pela natureza e exige uma caminhada.

Por isso, é indicado que você use tênis ou um sapato fechado e roupas leves. Inclusive, não é permitido entrar na caverna de sapato aberto. Leve também protetor solar, repelente e uma roupa extra caso queira dar um mergulho na cachoeira. E claro, bastante água para manter a hidratação.

 

 

Agora que você já sabe tudo que te espera na Caverna do Diabo, não tem a menor dúvida que esse lugar precisa entrar na sua lista de viagem. Então, compartilhe esse artigo com quem precisa conhecer esse paraíso com você!